novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Tanabi
Site: http://www.acitanabi.com
Fundação 16/04/1968
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Tanabi (ACIT) foi fundada em 16 de abril de 1968. O município de Tanabi foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.009, de 23 de dezembro de 1924, sendo desmembrado do município de São José do Rio Preto, ocupando uma área de 747 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 25.000 habitantes.

A ocupação da região de Tanabi ocorreu na segunda metade do século XIX com a abertura de vias de acesso a partir de São José do Rio Preto, por onde circulavam mercadorias. Em 1882, foi erguido um arraial chamado de Jataí, por diversos proprietários de terra. Passado cinco anos foi erguida uma capela para culto de Nossa Senhora da Conceição. O nome da cidade passou a ser Tanabi, que em tupi significa “borboleta pequena”.

Os líderes empreendedores de Tanabi, Vicente Peixoto de Andrade Bitencourt, Italino Alderige Cuoghi e Sebastião de Almeida Oliveira, se uniram para fundar a entidade no final da década de 1960. O primeiro presidente foi Vicente Peixoto de Andrade Bitencourt.

A entidade sempre esteve presente nas principais discussões sobre o futuro de Tanabi, lutando pelos seus moradores e de toda classe de empresários, lojistas, comerciantes e prestadores de serviços. Foi na gestão de João Massis Thomé que o prédio da sede foi adquirido e na gestão de Edmundo Maia dos Santos Júnior foram realizadas obras de ampliação do prédio.

Desde sua fundação, a ACIT procura desenvolver ações que possam estimular as vendas e fortalecer o comércio.