A Associação Comercial e Industrial de Avanhandava (ACIA) foi fundada em 10 de dezembro de 1995. O municÃpio de Avanhandava foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.102, de 29 de dezembro de 1925, sendo desmembrado do municÃpio de Bauru, ocupando uma área de 338 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 12.000 habitantes.
As terras que atualmente fazem parte de Avanhandava pertenceram à Antônio Flávio Martins Ferreira que fundou, em 1904, um povoado com o nome de Campo Verde, onde a presença indÃgena era marcante. Novos agricultores chegaram ao local com a inauguração da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o povoado foi elevado a distrito com o nome de Calmon. Em 1921 foi erguida uma capela de devoção à Santa Luzia e quatro anos depois foi obtida a autonomia polÃtica, passando o municÃpio a ser designado de Avanhandava, que em tupi significa “lugar de forte correntezaâ€.
Em 1995, a Associação Comercial de Avanhandava foi fundada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo seus interesses. Em todos os seus momentos, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, polÃtica e social de Avanhandava.
A entidade, por vezes, teve papel de Secretaria de Comércio e Indústria, e também encabeçou muitas lutas em prol da melhoria econômica da cidade. Atualmente são 100 associados no comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio. Sua atuação baseia-se em uma estrutura de prestação de serviços aos seus associados, com a filosofia de contribuir para o sucesso na gestão dos negócios. Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC.