A Associação Comercial e Industrial de Ibitinga (ACII) foi fundada em 4 de outubro de 1939. O municÃpio de Ibitinga foi emancipado pelo Decreto-lei estadual no. 66, de 4 de julho de 1890, sendo desmembrado do municÃpio de Araraquara, ocupando uma área de 689 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 57.000 habitantes. O nome da cidade deriva do tupi, que significa “terra brancaâ€.
A entidade surgiu numa conjuntura difÃcil marcada pela II Guerra Mundial, tendo como primeiro presidente Dr. Willian Kortas, que também era presidente da Cooperativa AvÃcola Mista de Ibitinga. A atividade agrÃcola cresceu, principalmente a algodoeira, assim como a avicultura.
Contudo, a atividade econômica sofreria expansão, de forma empreendedora por meio das mãos femininas e tem o inÃcio das atividades artesanais, dentre elas o bordado. No decorrer dos anos, a produção passa de manual “artesanal†para máquinas industriais adaptadas exclusivamente para atender à s bordadeiras,  elevando a produção para grande escala. Este trabalho conjunto faz que Ibitinga seja reconhecida nacionalmente como capital nacional do bordado.
A ACII congrega mais de 450 associados no comércio, indústria, prestação de serviços. Sua atuação baseia-se em uma estrutura de prestação de serviços aos seus associados, com o intuito de contribuir para o sucesso na gestão dos negócios. Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações ao crédito, por intermédio do SCPC; o projeto empreender; convênio médico e odontológico, recuperação de crédito; dentre outros.