A Associação Comercial e Empresarialde Caraguatatuba foi fundada em 21 de abril de 1965. O municÃpio de Caraguatatuba foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do municÃpio de São Sebastião, ocupando uma área de 485 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 111.000 habitantes.
O povoamento da região ocorreu no século XVII com o estabelecimento de sesmarias, na bacia do rio Juqueriquerê, que foi doada pelo capitão-mor Gaspar Coqueiro aos primeiros povoadores em retribuição à serviços prestados. O núcleo se estruturou e surgiu a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba, em meados daquele século. Devido à um surto de varÃola o local foi desocupado. O desenvolvimento seria retomado em meados do século XVIII, quando o capitão geral de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão definiu pela elevação da localidade à vila. A posição estratégica fez que a autonomia polÃtica fosse conquistada rapidamente. O municÃpio recebeu o nome de Caraguatatuba, que em tupi significa “lugar de muitos caraguatásâ€, tipo de planta da famÃlia Bromeliaceae.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.