A Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Miracatu foi fundada em 11 de junho de 1998. O municÃpio de Miracatu foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 9.775, de 30 de novembro de 1938, a priori designado de Prainha, sendo desmembrado do municÃpio de Iguape, ocupando uma área de 1.001 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 20.000 habitantes.
A região se desenvolveu com a instalação de um engenho nas terras adjacentes ao Rio São Lourenço, pelo francês Pedro Laragnoit. A existência de uma pequena praia nas margens do rio, acabou por dar nome ao local. O cultivo de arroz progrediu e novos moradores chegaram. Foi erguida uma capela em devoção à Nossa Senhora das Dores, no século XIX. Com a chegada do ramal ferroviário Santos-Juquiá o povoado cresceu e conquistou a emancipação polÃtica. O municÃpio recebeu o nome de Miracatu, que em tupi significa “gente boaâ€.
Na década de 1990, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracatu.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder públicoe outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.