A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Taguaà (ACIAT) foi fundada em 01 de julho de 2014. O municÃpio de Taguaà foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 14.334, de 30 de novembro de 1944, sendo desmembrado do municÃpio de Fartura, ocupando uma área de 145 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 12.000 habitantes.
A área ocupada pelo municÃpio de Taguaà foi ocupada na segunda metade do século XIX. Algumas famÃlias se estabeleceram no local, dentre elas algumas de origem italiana. No cruzamento de vários caminhos foi erguida uma capela em devoção a Santa Rita de Cássia, no ano de 1902, realizado pelo fazendeiro José Diocleciano Ribeiro. O povoado cresceu e recebeu primeiramente o nome de Ribeirópolis em homenagem ao antigo proprietário. Em 1945, passou a ser designada de TaguaÃ, que em tupi significa “barro de cerâmicaâ€.
Por iniciativa dos comerciantes de Taguaà foi constituÃda a ACIAT, tendo como primeiro presidente Paulo Adriano Soldera Gobbo, que envidou todos os esforços para lançar as bases de uma entidade forte no municÃpio. Nesta empreitada, a prefeitura municipal concedeu espaço para funcionamento da associação.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, como a que existe com o SEBRAE.