A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Engenheiro Coelho foi fundada em 20 de dezembro de 2000. O municÃpio de Engenheiro Coelho foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 7.644, de 30 de dezembro de 1991, sendo desmembrado do municÃpio de Artur Nogueira, ocupando uma área de 109 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 18.000 habitantes.
A área abrangida pela cidade de Engenheiro Coelho fazia parte do povoado de Guaiquica, que ficava na propriedade de Júlio Cardoso de Moraes, na segunda metade do século XIX. Em 1891, a região recebeu uma colônia de imigrantes belgas, os quais passaram a dedicar-se à agricultura. A instalação da Usina Ester, na região, promoveu o desenvolvimento, assim como a construção de uma estação da Estrada de Ferro Funilense. Esta obra ficou a cargo do engenheiro José Luiz Coelho, que posteriormente foi homenageado com a emancipação polÃtica do municÃpio.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Engenheiro Coelho.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.