A Associação Comercial de Riolândia foi fundada em 15 de março de 2001. A cidade foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 2.456, de 20 de dezembro de 1953, desmembrada do municÃpio de Paulo de Faria, contanto com uma área de 631 km2. A população estimada, em 2014, é de 11.600 habitantes.
As terras que hoje pertencem à Riolândia, na confluência do rio Turvo com o rio Grande, foram ocupadas no século XX, após a pacificação dos Ãndios. FamÃlias passaram a habitar o local e explorar as terras. A região se desenvolveu com o cultivo do amendoim, feijão, milho e soja e cresceu nos últimos anos com a ampliação do agronegócio.
A Associação Comercial de Riolândia foi consolidada a partir da atuação de Antônio Leopoldo Rizzo, que reuniu um grupo de empreendedores em prol de interesses comuns, vindo a ser eleito como o primeiro presidente da Associação Comercial.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.