novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml e de Inovacao de Marilia
Site: http://www.acim.org.br
Fundação 20/08/1934

A Associação Comercial  e Industrial de Marília (ACIM) foi fundada em 20 de agosto de 1934. O município de Marília foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.320, de 24 de dezembro de 1928, sendo desmembrado do município de Cafelândia, ocupando uma área de 1.170 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 230.000 habitantes.

Nos idos de 1913, o governo paulista determinou que o coronel Antônio Carlos Ferraz de Sales abrisse uma estrada ligando Cafelândia com Platina. Cincinato César da Silva Braga adquiriu terras na localidade e começou  o plantio do café. Na fase seguinte muitos imigrantes chegaram ao local que passou a ser loteado. O avanço da ferrovia fez que a Companhia Paulista de Estradas de Ferro construísse uma estação no povoado. O nome escolhido foi Marília em homenagem a Tomás Antônio Gonzaga, autor da obra “Marília de Dirceu”.

Na década de 1920, um grupo de comerciantes marilienses se reuniu para discutir sobre os carros de aluguéis, (frete de carroças). Os debates evoluíram e na década seguinte foi constituída a ACIM. A entidade é considerada como uma das mais antigas do município e adquiriu respeito ao longo de mais de 80 anos de atividade, tendo inclusive, atenção especial nos poderes Executivo e Legislativo da cidade.

A ACIM possui atualmente aproximadamente dois mil associado, instalada numa área de 2,5 mil metros quadrados, na região central da cidade, acolhe ainda o Escritório Regional da Junta Comercial (JUCESP), uma cooperativa de crédito (Sicredi), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (ACOMAC) e os demais departamentos de assessoria ao empresariado mariliense e regional.