A Associação Comercial e Industrial de MarÃlia (ACIM) foi fundada em 20 de agosto de 1934. O municÃpio de MarÃlia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.320, de 24 de dezembro de 1928, sendo desmembrado do municÃpio de Cafelândia, ocupando uma área de 1.170 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 230.000 habitantes.
Nos idos de 1913, o governo paulista determinou que o coronel Antônio Carlos Ferraz de Sales abrisse uma estrada ligando Cafelândia com Platina. Cincinato César da Silva Braga adquiriu terras na localidade e começou o plantio do café. Na fase seguinte muitos imigrantes chegaram ao local que passou a ser loteado. O avanço da ferrovia fez que a Companhia Paulista de Estradas de Ferro construÃsse uma estação no povoado. O nome escolhido foi MarÃlia em homenagem a Tomás Antônio Gonzaga, autor da obra “MarÃlia de Dirceuâ€.
Na década de 1920, um grupo de comerciantes marilienses se reuniu para discutir sobre os carros de aluguéis, (frete de carroças). Os debates evoluÃram e na década seguinte foi constituÃda a ACIM. A entidade é considerada como uma das mais antigas do municÃpio e adquiriu respeito ao longo de mais de 80 anos de atividade, tendo inclusive, atenção especial nos poderes Executivo e Legislativo da cidade.
A ACIM possui atualmente aproximadamente dois mil associado, instalada numa área de 2,5 mil metros quadrados, na região central da cidade, acolhe ainda o Escritório Regional da Junta Comercial (JUCESP), uma cooperativa de crédito (Sicredi), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (ACOMAC) e os demais departamentos de assessoria ao empresariado mariliense e regional.