A Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba foi fundada em 16 de janeiro de 1978. O municÃpio de Itaquaquecetuba foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de novembro de 1953, sendo desmembrado do municÃpio de Mogi das Cruzes, ocupando uma área de 82 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 348.000 habitantes.
A ocupação da região ocorre com a doação de terras ao Pe. João Alvares que constrói no local uma capela sob invocação de Nossa Senhora d’Ajuda, tendo como objetivo realizar a catequização de Ãndios. A povoação cresceu de forma paulatina e foi transformada em freguesia no ano de 1838, recebendo o nome de Itaquaquecetuba. O desenvolvimento chegaria no século XX, com novos habitantes e a construção de uma estação ferroviária, em 1925, na variante de Mogi das Cruzes, da Estrada de Ferro Central do Brasil. A cidade foi emancipada e recebeu o nome de Itaquaquecetuba, que em tupi significa “abundância de taquaras que cortamâ€.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.