novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emprl de Cananeia
Site: http://www.acec.org.br
Fundação 20/10/1993
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Empresarial de Cananéia foi fundada em 5 de abril de 1993. O município de Cananéia foi por provisão em 13 de julho de 1600, com o nome de São João de Cananéia, ocupando uma área de 1.239 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 12.600 habitantes.

A região foi visitada por navegante no decorrer do século XVI. Contudo, a ocupação ocorreu a partir de 1600, quando o capitão Diogo de Medina fez doação de terra ao jesuíta, Pe. Agostinho de Matos, para estabelecer uma missão no sítio denominado de Ubupeba.  Foi erguida uma capela em homenagem a São João Batista, que recebeu o acréscimo de Cananéia, derivado do texto bíblico “Canhan”, terra prometida. Após a expulsão dos jesuítas, os registros apontam que a região possui uma grande quantidade de mestres carpinteiros que trabalhavam em estaleiros no local. A agricultura era para subsistência e o desenvolvimento foi lento, devido ao isolamento da área.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Empresarial de Cananéia.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.