novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl de Cubatao
Site: http://www.acicubatao.com.br
Fundação 09/04/1974
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) foi fundada em 9 de abril de 1974. O município de Cubatão foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do município de Santos, ocupando uma área de 142 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 126.000 habitantes.

Desde o século XVI, a região de Cubatão foi lugar de passagem obrigatória para aqueles que se dirigiam do litoral para o planalto paulista e vice-versa. No período colonial destacou-se o Porto Geral de Cubatão, onde se desenvolveu um povoado. Nesse local, as cargas, que seguiam em lombo das mulas, passavam para as pequenas embarcações e depois e direção ao Porto de Santos. Com a abertura da linha férrea entre Santos e São Paulo, o local teve um crescimento lento. O desenvolvimento chegaria com a abertura da via Anchieta e a construção da Refinaria Presidente Bernardes, na década de 1950. O município foi emancipado com o nome de Cubatão, que possui várias explicações, alguns afirmam ser “rancho grande” outros “porto fluvial” com fortificação.

 A ACIC foi fundada em 1974 por homens destemidos que tinham o desejo de defender e desenvolver o comércio local. No decorrer de sua existência presidentes, diretores e colaboradores contribuíram de forma singular para seu fortalecimento.

Atualmente possui no seu quadro associativo grandes, médias, pequenas e micro empresas ligadas as mais diferentes atividades econômicas de importância, tendo em vista a posição de destaque que Cubatão ocupa no cenário nacional.

A entidade oferece serviços como: cursos, palestras, Consultoria Jurídica, emissão de Certificado Digital e de Origem, Atendimento da Junta Comercial e Serviço de Proteção ao Crédito através de parceria com Sebrae, Senac e Sindicato do Comércio Varejista, etc.