A Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) foi fundada em 20 de dezembro de 1960. O municÃpio de Guarujá foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 6.501, de 19 de junho de 1934, sendo desmembrado do municÃpio de Santos, ocupando uma área de 143 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 308.000 habitantes.
A Ilha de Santo Amaro foi visitada por navegadores no decorrer do século XVI, tendo uma ocupação restrita até o século XIX, quando passou a condição de vila. Em 1893, foi criada a Vila Balneária de Guarujá que cresceu com o desenvolvimento das vias de acesso entre o planalto paulista e o litoral. A cidade conquistou a emancipação polÃtica e passou a ser designada de Guarujá, que em tupi significa “passagem estreitaâ€.
Desde 1960 a ACEG vem construindo sua história de conquistas, ações e prestação de serviços que beneficiam o empresariado e a sociedade Guarujaense. Comprometida com o progresso da cidade, a entidade vem trabalhando na defesa da livre iniciativa e pelo respeito irrestrito à s leis. Em todos os seus momentos, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, polÃtica e social de Guarujá.
Representando ativamente, sob todos os aspectos, o comércio, a indústria, os prestadores de serviços e demais segmentos empresariais, a ACEG tem envidado todos os esforços para o contÃnuo desenvolvimento de seus associados e engrandecimento da cidade de Guarujá.
Acompanhando passo a passo as mudanças da economia, a globalização e as transformações da sociedade brasileira, a ACEG congrega nos dias de hoje grandes, médias, pequenas e micro empresas ligadas as mais diferentes atividades econômicas.
Ao longo de seus mais de 55 anos de atividade, a ACEG orgulha-se de abrigar em seu quadro associativo as principais empresas de nossa cidade, as quais contam com uma moderna sede própria, construÃda de forma a atender a todos que a procuram, com conforto e privacidade.