A Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI)foi fundada em 6 de maio de 1964. O município de Itanhaém foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, ocupando uma área de 601 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 94.000 habitantes.
O núcleo de Itanhaém foi fundado por Martim Afonso de Souza no século XVI. No local foi erguida uma ermida em louvor a Imaculada Conceição, e o povoado se desenvolveu na margem esquerda do rio Itanhaém. A vila cresceu de forma gradativa até obter a emancipação política. Recebeu o nome de Itanhaém, que em tupi significa “panela de pedra”.
Em 1964, na sede do Esporte Clube São Paulo foi fundada a ACAI, que tinha por sua maior finalidade, o incentivo e auxílio nas ações de favorecimento do comércio em geral das cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Como o empenho dos associados a sede própria foi conquistada em 1997.
Atualmente, a ACAI conta com uma grande infraestrutura, para melhor atender aos seus associados e munícipes em geral. Além do SCPC, a entidade oferece suporte empresarial com uma variada gama de palestras, oficinas e cursos, através de diversas parcerias; consultoria jurídica; convênios, com descontos, para associados em todos os setores comerciais; dentre outros serviços.
Sua forte representatividade hoje, deve-se ao estreitamento de laços com os poderes executivo e legislativo de Itanhaém, além de suas parcerias, com diversas entidades (dentre elas: Sebrae, Senai, Senac, Script Eventos, Faita, ETEC, Acácias, Lions Club, Rotary, OAB Itanhaém), visando a qualificação e treinamento de mãos de obra local e atuação efetiva em diversos Conselhos (como CONSEG, COMTUR, CONDEMA, Plano Diretor, ICMBio, etc.), visando ao desenvolvimento da cidade.