novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emprl de Pariquera Acu
Site:
Fundação 04/09/1998
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuáriade Pariquera-Açu(ACIAPA) foi fundada em 4 de setembro de 1998. O município de Pariquera-Açu foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do município de Jacupiranga, ocupando uma área de 359 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 19.000 habitantes.

A região abrangida pela cidade de Pariquera-Açu era conhecida desde o século XVIII, e servia de pouso para aqueles que circulavam entre o litoral de Iguape e o interior. A ocupação efetiva aconteceu a partir de 1860, quando governo da província de São Paulo estabeleceu colônias para fixação de imigrantes europeus. Estes chegaram apenas no final do século XIX e promoveram o desenvolvimento da área, que obteve a emancipação política. O município recebeu o nome de Pariquera-Açu que em tupi significa “grande cercado de peixes”.

A ACIAPA foi fundada em 1998 por um grupo de comerciantes, pequenos empresários e profissionais liberais que apostavam na união como caminho para solução de problemas do então recém-criado no município de Pariquera-Açu.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.