A Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) foi fundada em 23 de março de 1932. O municÃpio de Assis foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.581, de 20 de dezembro de 1917, sendo desmembrado do municÃpio de Platina, ocupando uma área de 460 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 100.000 habitantes.
A região entre os rios Paraná, Parapanema, Peixe e Pardo, foi ocupada no decorrer do século XIX. Francisco de Assis Nogueira adquiriu terras que pertenciam a José Teodoro de Souza e constituiu um povoado com uma capela em invocação ao Sagrado Coração de Jesus ea São Francisco de Assis. Novos povoadores chegaram e se dedicaram ao cultivo do milho, de fumo e a criação de porcos.
Em 1932, a ACIA foi fundada no escritório do comerciante Mercadante Canto, com o objetivo de defender os interesses do comércio, da indústria e da lavoura da região de Assis.
Os principais objetivos da ACIA são os de promover o estudo e pesquisa de assuntos que possam interessar a vida econômica do municÃpio, estado e paÃs; promover, quando solicitada, a instauração de juÃzo arbitral ou câmara arbitral, para dirimir divergências entre componentes de sociedades comerciais ou entre associados ou não, inclusive, entre pessoas fÃsicas; manter institutos objetivando o estudo e a pesquisa cientÃfica de assuntos especializados, tais como os econômicos, financeiros, jurÃdicos, sociais e polÃticos; e colaborar com os poderes públicos na elaboração de soluções de problemas que direta ou indiretamente se relacionam com os interesses das classes produtivas que representa.
Duas grandes conquistas para o empresariado assisense foram a inauguração da JUCESP e o posto de atendimento do SEBRAE instalados na sede da Associação.