A Associação Comercial, Industrial e Serviçosde Embu (ACISE) foi fundada em 27 de maio de 1967. O município de Embu das Artes foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do município de Itapecerica, ocupando uma área de 70 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 259.000 habitantes.
A ocupação da área foi realizada por Fernão Dias Paes Leme e sua mulher Catarina Camacho que doaram terras para a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, iniciada em 1638. O núcleo se desenvolveu devido à exploração agrícolas, em especial o algodão promovido pela atuação dos jesuítas. Após a expulsão da Companhia de Jesus, em 1759, há um ritmo lento de crescimento que só é alterado no século XIX, com a elevação à freguesia e o desenvolvimento da atividade cafeeira. O município foi emancipado e recebeu o nome de Embu, que em tupi significa “cobra”.
A ACISE nasceu, em 1967, da união de comerciantes e industriais para defenderem os seus interesses, contra as arbitrariedades da administração pública, liderados por Ataíde Lúcio Moura. No decorrer dos anos, a entidade conseguiu seu reconhecimento como entidade de utilidade pública, obtendo uma área de terreno onde foi construída a sede própria.
O compromisso da ACISE é estar ao lado dos empresários, com a atenção voltada para a solução de problemas comuns, dando apoio e garantia para que os empresários dos diversos setores.
A ACISE procura defender o interesse dos associados e disponibiliza, através de um sistema de informação integrado, serviços necessários ao bom andamento dos negócios, principalmente na área de concessão de créditos. Além disso, oferece um posto da Jucesp, diversos cursos em convênio com Senai, Sebrae, convênios com instituições de ensino, laboratórios de análises clinicas, auditórios, atividades junto aos órgãos governamentais e prestadores de serviço do município, tendo ainda representantes em vários Conselhos Municipais e Estaduais como no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.