novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Barueri
Site: http://www.acibarueri.com.br
Fundação 09/01/1981

A Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) foi fundada em 9 de janeiro de 1981. O município de Barueri foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do município de Parnaíba, ocupando uma área de 65 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 259.000 habitantes.

No século XVI, os jesuítas formaram um aldeamento em Barueri e construíram uma capela em devoção a Nossa Senhora da Escada. O núcleo cresce e no começo do século XIX foi elevado à freguesia. A proximidade de São Paulo fez que a região desenvolvesse numa velocidade acentuada. O município foi emancipado e recebeu o nome de Barueri, que em tupi significa “rio encachoeiradoâ€. 

A ACIB iniciou suas atividades em 1981. Abnegados empresários industriais, preocupados com o desconforto em que se encontravam as empresas fomentou o movimento que culminou com a formação de um grupo de trabalho, o qual decidiu pela formação da entidade e que pudesse congregar esforços e propor soluções para os problemas então enfrentados. Em abril de 2009, uma área de 700 m² em Betaville e está em estudos a construção de sua sede própria com total recursos dos associados.

A forte atuação da entidade ainda é a venda de informações de crédito. Os problemas enfrentados pelos empresários no passado foram quase todos encaminhados, porque a cidade cresceu de forma exponencial.

Atualmente, Barueri é destaque no cenário nacional e internacional. Aqui estão profissionais liberais, micros, médias e grandes empresas, que colocam, com sua determinação e capacidade produtiva, a cidade no invejável terceira posição no PIB no estado de São Paulo e na nona posição no PIB nacional. A ACIB está consciente de sua responsabilidade neste contexto, e como entidade representativa dessa força de trabalho, quer assumir de forma autêntica e democrática seu envolvimento nas decisões que interferem na condução da vida econômica e social. Acredita, firmemente, que a participação da livre iniciativa nos processos decisórios é fator fundamental na obtenção de resultados mais expressivos. ACIB quer ser a efetiva representante do empresariado local, sem perder de forma alguma sua identificação com problemas regionais, estaduais e nacionais.