A Associação Comercial e Industrial de Itapevi foi fundada em 5 de junho. O municÃpio de Itapevi foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do municÃpio de Cotia, ocupando uma área de 82 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 220.000 habitantes.
A ocupação da região abrangida pela cidade de Itapevi aconteceu em meados do século XIX, com a chegada das primeiras famÃlias que se fixam no local. Em 1875, foi inaugurada a estação de Cotia, o que promoveu um estÃmulo ao desenvolvimento. O crescimento econômico fez que a população lutasse pela elevação a Distrito de Paz, em 1920. Na década de 1940, Joaquim Nunes adquiriu uma gleba de terra e fez o loteamento do Parque Suburbano e Jardim Bela Vista, acelerando o processo de urbanização. A confusão entre o núcleo da Estação Cotia e o municÃpio de Vila Cotia, fez que a população solicitasse a alteração do nome para Itapevi, em 1945. Por ocasião da emancipação polÃtica manteve-se a designação Itapevi, que em tupi significa “pedra chata e lisaâ€.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Itapevi.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.