A Associação Comercial e Empresarial de Várzea Paulista (ACE) foi fundada em 1991. O municÃpio de Várzea Paulista foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, sendo desmembrado do municÃpio de JundiaÃ, ocupando uma área de 35km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 115.000 habitantes.
A área abrangida por Várzea Paulista fazia parte do municÃpio de Jundiaà e passou a ser ocupada com a construção da Estrada de Ferro Santos-JundiaÃ, em 1886. A expansão do cultivo do café fez que agricultores se fixassem no local e a região progredisse. Em 1888, uma destilaria de álcool se instalou na área impulsionando o povoamento. O Distrito de Paz recebeu o nome de Sedundino Veiga, homenagem à um jornalista. Por ocasião da emancipação polÃtica o nome foi alterado para a designação atual.
Em 1991, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Empresarial de Várzea Paulista. O primeiro presidente da entidade foi Jadiel Vieira Santana que fez um trabalho intenso para unir os comerciantes.
O objetivo da ACE é representar a classe, buscando soluções, orientando e divulgando o comércio e indústria, com a missão de trabalhar para o empreendedores e pela cidade. A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.