A Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB) foi fundada em 2 de agosto de 1931. O municÃpio de Bauru foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 428, de 1o de agosto de 1896, originalmente com o nome de EspÃrito Santo da Fortaleza, sendo desmembrado do municÃpio de Lençóis, ocupando uma área de 667 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 364.000 habitantes.
A região ocupada por Bauru foi visitada por bandeirantes, porém, a ocupação se daria a partir de 1850. A derrubada da mata e o estabelecimento de pequenas propriedades, dentre elas a de FelicÃssimo Antônio de Souza Pereira, deu inÃcio ao povoamento. Novos colonos chegaram, atraÃdos pela potencialidade da terra. No século XX, com a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, o crescimento foi vertiginoso, devido à posição estratégica do local.
Logo após a Revolução de 1930, os empreendedores de Bauru se uniram para fundar uma entidade com o objetivo de agregar os ideais de comerciantes e industriais que fizeram da cidade um dos maiores polos varejista do interior paulista.
Até hoje a entidade está na vanguarda das associações representativas de Bauru, sendo uma das primeiras a abrir espaço para os setores da prestação de serviços em seu quadro social e ter a primeira presidente mulher à frente da entidade. A missão da ACIB é lutar pelos ideais associativista com ética e transparência, visando ao desenvolvimento da entidade. Também é reconhecida por oferecer alguns serviços diferenciados, entre os quais destacamos: PROE – Programa de Complementação Educacional; ACCREDITO; Certificação digital; Câmara de Mediação e Arbitragem; Plano de Saúde e Odontológico, etc.
Ao longo dos anos, estes e outros serviços tornaram a ACIB presença obrigatória nas grandes discussões dos rumos da cidade. Sendo sempre chamada para participar e opinar não só em órgãos públicos municipais, mas também nas esferas estaduais e até federais.