novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Tupa
Site: http://www.acitupa.com.br
Fundação 17/04/1946

A Associação Comercial  e Industrial de Tupã (ACIT) foi fundada em 7 de abril de 1946. O município de Tupã foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 9.775, de 30 de novembro de 1938, sendo desmembrado do município de Glicério, ocupando uma área de 628 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 65.000 habitantes.

O povoamento da região entre os rios Aguapeí e do Peixe se deu principalmente a partir da expansão da Companhia Paulista de Estrado de Ferro, em terras que foram ocupadas pelos índios caingangues. Na década de 1930, devido à cultura do café e de cereais, ocorreu a ocupação mais intensa com imigrantes, vindo a ser constituída no local uma olaria por José Alonso. A cidade receberia o nome da entidade indígena associada ao trovão.

No ano de 1946, os comerciantes da cidade, estimulados Manoel Ferreira Damião, constituíram a Associação Comercial e Industrial de Tupã.

Atualmente a entidade mant√©m servi√ßos como o SCPC, prestando informa√ß√Ķes √ļteis para os que vendem a prazo e com atendimento informatizado. As comemora√ß√Ķes natalinas passaram a ter destaque no com√©rcio de Tup√£, a partir de 1973, com ornamenta√ß√£o das vias p√ļblicas. As administra√ß√Ķes seguintes seguiram a iniciativa, ampliando inclusive as festividades com outras promo√ß√Ķes. Em 1976 implantou o Departamento Jur√≠dico para atender seus associados.