A Associação Comercial, Industrial, Serviços e Educaçãode Santana de ParnaÃba foi fundada em 1o de dezembro de 1997. O municÃpio de Santana de ParnaÃba foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do municÃpio de ParnaÃba, ocupando uma área de 179 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 123.000 habitantes.
A ocupação da região ocorreu no século XVI, quando o explorador de riquezas minerais Manuel Fernandes Ramos estabeleceu um núcleo nas margens do rio Tietê, construindo uma capela em louvor a Santo Antônio. Posteriormente, sua mulher Suzana Dias, mandou erguer nova capela em homenagem a Sant’Ana. Nos séculos XVII e XVIII a localidade manteve-se com a exploração agrÃcola e obteve um certo desenvolvimento. No século XIX, as caracterÃsticas são mantidas, ganhando impulso a exploração cafeeira, o que favoreceu a emancipação polÃtica no século XX, momento que coincide como a construção da primeira usina hidrelétrica no paÃs.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Educaçãode Santana de ParnaÃba.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.