novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl de Campinas
Site: http://www.acicampinas.com.br/
Fundação 21/11/1920
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comerciale Industrial de Campinas (ACE) foi fundada em 21 de novembro de 1920. O município de Campinas foi criado pela provincial no. 5, de 5 de fevereiro de 1842, sendo desmembrado do município de Jundiaí, ocupando uma área de 794 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 1.154.000 habitantes.

A região de Campinas foi desbravada por bandeirantes e passou a ser um local de referência para os tropeiros que circulavam pelo sertão. No decorrer do século XVIII e XIX a produção de cana-de-açúcar cresceu, cedendo espaço, a partir de 1840, para a cultura do café que promoveu o desenvolvimento da região.

Em 1920, cento e vinte  e um empresários se reuniram para discutir a criação de uma entidade representativa do comércio campineiro. Nesta ocasião foi fundada o Centro Comercial de Campinas que se transformaria em Associação Comercial e Industrial de Campinas, em 1957. A primeira diretoria foi composta por Pedro Anderson, presidente;  A. B. Castro Mendes, 1º vice-presidente; e Hugo Manoel Brandão Gallo, 2º vice-presidente.

A construção da sede própria foi iniciada em 1941 e entregue aos associados no ano seguinte. Desde o início, o propósito da entidade era participar ativamente do desenvolvimento de Campinas, por meio da união de setores empresariais e defesa do comércio, serviços e indústria, além de intermediar a relação com o poder público e promover medidas de interesse geral para os associados e comunidade local.

Implantado em 1956, o SCPC é um dos mais antigos e principais produtos e serviços oferecidos pela ACE. Em 2015, quando completa 95 anos, a ACE prossegue em constante desenvolvimento. Além da profissionalização de seus colaboradores, desenvolveu suas áreas de relacionamento e atendimento a associados e de gestão de produtos e serviços. Além de palestras e workshops, a instituição se tornou referência por dois grandes eventos anuais: a Semana de Negócios e Empreendedorismo e o Fórum Regional do Varejo. Ambos chegam em 2015 em sua terceira edição.