A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto foi fundada em 8 de agosto de 1904. O municÃpio de Ribeirão Preto foi criado pela lei provincial no. 67, de 12 de abril de 1871, sendo desmembrado do municÃpio de São Simão, ocupando uma área de 650 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 658.000 habitantes.
Parte da região abrangida pela cidade de Ribeirão fazia parte da Fazenda das Palmeiras de propriedade de José Mateus dos Reis, no século XIX. Este proprietário fez a doação de terras para construir um povoado e uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras. Outros proprietários também fizeram doações e o núcleo cresceu. A região ganhou importância com o cultivo do café e também com a chegada de novas famÃlias no local, muitas delas de imigrantes. A prosperidade permitiu que o municÃpio viesse a conquistar sua emancipação polÃtica, ainda no perÃodo imperial.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.