novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Americana
Site: http://www.acia.com.br
Fundação 30/01/1961
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial  e Industrial de Americana (ACIA) foi fundada em 30 de janeiro de 1961. O município de Americana foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.983, de 12 de novembro de 1924, sendo desmembrado do município de Campinas, ocupando uma área de 133 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 226.000 habitantes.

A região de Americana foi ocupada a partir do século XVIII quando os primeiros moradores estabeleceram suas propriedades nas terras de Salto Grande. Contudo, é no decorrer do século XIX, com a expansão da agricultura, que o povoado cresce, principalmente após a construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Em 1875, foi construída uma estação denominada Santa Bárbara, momento que coincide com a chegada de imigrantes norte americanos, italianos e alemães. A vila prosperou e conquistou a emancipação política.

A ACIA foi fundada em 1961, com o objetivo de atuar em prol do desenvolvimento da classe empresarial de Americana, representando e defendendo os interesses comuns, de forma eficiente, eficaz, com ética e profissionalismo. A missão da entidade é ser uma extensão da empresa dos associados e, por isso desenvolve inúmeras ações, além de oferecer serviços, produtos, soluções e diferenciais competitivos que contribuem o desenvolvimento de mais de 2.500 associados.

Em 54 anos de existência, na história da ACIA destacam-se a compra do terreno e construção da sede própria; luta para Americana ter um distrito industrial com boa infraestrutura; informatização do SCPC; criação das Distritais para fortalecer a interação entre os associados de cada região e a ACIA; implantação dos departamentos setoriais; realização, com números recordes de adesões, de campanhas promocionais de incentivo ao fortalecimento e visibilidade do comércio de Americana e muito mais.