A Associação Comercial e Industrial de Andradina (ACIA) foi fundada em 25 de julho de 1943. O municÃpio de Andradina foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 9.775, de 30 de dezembro de 1938, sendo desmembrado do municÃpio de ValparaÃso, ocupando uma área de 964 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 57.000 habitantes.
O território, que abrange a cidade de Andradina, era propriedade de Antônio Joaquim de Moura Andrade, que era um dos maiores criadores de gado da região. No começo do século XX, com a construção da Estrada de Ferro do Noroeste do Brasil, Moura Andrade solicitou a empresa Benelow & Benelow que realizasse um projeto da urbanização da futura povoação, que surgiriam na Fazenda Guanabara. O povoado surgiu em 1937 e logo chegaram os primeiros pioneiros, que permitiram o crescimento do local.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Andradina.
Com o objetivo de unir os comerciantes, centralizando forças e incentivando o progresso e o desenvolvimento do municÃpio, a ACIA desenvolve um trabalho que visa a implantar, em número cada vez maior, benefÃcios diretos para seus associados, entre eles destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC, Plano Odontológico, Plano de Saúde, Videoteca, Auditório, ACIA CLUBE (Ãrea de Lazer), e muitos outros.
Participativa, questionadora e incentivadora, a Associação Comercial e Industrial de Andradina, esteve presente nos momentos de grande decisão e nos principais fatos históricos, representando sempre com dignidade e seriedade seus associados.