novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial e Industrial de Aparecida
Presidente: Ângelo Reginaldo Leite
Período de Mandato do presidente: 01/03/2017 - 01/03/2019
Site:
Fundação 21/02/1965
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Aparecida foi fundada em 21 de fevereiro de 1965. O município de Aparecida foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.312, de 17 de dezembro de 1928, sendo desmembrado do município de Guaratinguetá, ocupando uma área de 121 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 36.000 habitantes.

A região foi desbravada por aventureiros no período colonial, ficando conhecida pelo episódio dos pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. Estes, ao pescarem no rio Paraíba do Sul em 1717, encontraram uma imagem de uma Santa Negra. A imagem ficou de posse da família do pescador Felipe Pedroso e a notícia se espalhou, fazendo que o local fosse visitado por fieis. O povoado cresceu impulsionado pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, o que permitiu a conquista da emancipação política.

Em 1965 foi fundada a ACIA, tendo como primeiro presidente Guilherme Bittencourt Ferraz. Num trabalho árduo a entidade cresceu, principalmente a partir de 1984, quando da presidência de Eduardo Elache. Nesse momento, começou o oferecimento do serviço do SCPC, consolidando a Associação como importante órgão de serviço ao comércio.

Em 1992 a entidade conseguiu junto a Prefeitura Municipal de Aparecida a doação de um terreno para a construção da sua se de própria, a qual foi solenemente inaugurada em 1997.

A ACIA representa a categoria de comerciantes e industriais de Aparecida, Potim e Roseira, destacando entre seus serviços a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC e ainda o convênio médico. Assim a ACIA vem participando ativamente do desenvolvimento econômico e social da região ao longo de seus 50 anos, através de cursos de capacitação e qualificação de mão de obra.