A Associação Comercia, Industrial e AgrÃcola de Araras foi fundada em 21 de dezembro de 1923. O municÃpio de Araras foi criado lei provincial no. 27, de 2 de abril de 1879, sendo desmembrado do municÃpio de Limeira, ocupando uma área de 644 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 127.000 habitantes.
O povoamento da área abrangida pela cidade de Araras ocorreu no começo do século XIX, quando foi constituÃda uma sesmaria entre o rio Mogi, e os ribeirões Itapura e Araras. Em 1862, foi erguida uma capela em devoção a Nossa Senhora do PatrocÃnio das Araras, surgindo um povoado no entorno da mesma, com terras doadas por Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras) e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary). A expansão da lavoura cafeeira promoveu o crescimento que se intensificou com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, o que possibilitou a conquista da autonomia polÃtica e administrativa.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Araras.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.