A Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) foi fundada em 30 de junho de 2014. O município de Araraquara foi criado lei provincial no. 7, de 6 de fevereiro de 1889, sendo desmembrado do município de Piracicaba, ocupando uma área de 1.003 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 224.000 habitantes.
A região foi visitada no decorrer do século XVII e XVII quando exploradores procuravam riquezas no local. A área recebeu o nome de Campos de Aracoara, que em tupi significa “morada do dia”. A ocupação mais efetiva aconteceu no século XIX quando foram constituída propriedades, visando à exploração agrícola e à criação de gado.
A ACIA foi fundada em junho de 1934 com o objetivo de fortalecer o movimento de combate a alta de impostos após a Revolução de 32. Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local. Em 1942, a entidade fez a aquisição da sede social. Vinte anos depois as instalações foram ampliadas.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. Nos últimos anos, a implantação de uma política de desenvolvimento voltada principalmente para médias e pequenas empresas acelerou o fortalecimento dos corredores comerciais e tornou Araraquara uma cidade destinada a receber grandes investimentos. Assim, no crescimento econômico que passou a atingir os bairros a ACIA tem enorme contribuição, e, suas ações, sempre estão voltadas para a manutenção deste perfil, através de cursos, palestras, workshops, eventos que permitem a troca de informações e a capacitação para expansão dos negócios.