novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl de Atibaia
Site: http://www.aciaonline.com.br
Fundação 28/10/1948
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA) foi fundada em 28 de outubro de 1948. O município de Atibaia foi provincial no. 26, de 22 de abril de 1864, sendo desmembrado do município de São Paulo, ocupando uma área de 478 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 135.000 habitantes.

A região de Atibaia foi frequentada por bandeirantes no século XVII. Jerônimo de Camargo estabeleceu uma fazenda de gado no local e mandou construir uma capela em devoção a São João Batista, em 1665. O núcleo passou a ser uma referência por aqueles que seguiam para o interior. O crescimento da povoação  permitiu que a conquista da emancipação política. O munícipio recebeu o nome de Atibaia, que em tupi, um dos possíveis significados é “água revolta”.

Em 1948, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Atibaia, tendo como primeiro presidente Attilio Russomanno.

Em sua história, a ACIA participou de importantes projetos para a cidade. Um exemplo foi o movimento para a criação da Guarda Noturna, com apoio da Câmara Municipal, para aumentar a segurança pública. Em ata da década de 1950, encontram-se os primeiros sinais do que, bem mais tarde, viria a ser o Serviço Central de Proteção ao Crédito. A presidência da ACIA, com base em abaixo-assinado, comentava a necessidade de se organizar um “fichário de informações” para uso exclusivo dos associados. A proposta foi aprovada unanimemente, autorizando-se o presidente a executar materialmente a ideia.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.