novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial e Ind de Bananal e Vale Histórico
Presidente: LAERTE ANDRADE SILVA
Período de Mandato do presidente: 01/01/2018 - 31/12/2019
Site:
Fundação 24/10/1991
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Bananal e Vale Histórico foi fundada em 24 de outubro de 1991. O município de Bananal foi criado pela lei provincial no. 17, de 3 de abril de 1849, sendo desmembrado do município de Areias, ocupando uma área de 616 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 10.000 habitantes.

A área abrangida pelo território de Bananal foi ocupada no decorrer do século XVIII, quando João Barbosa de Camargo construiu uma capela em devoção ao Senhor Bom Jesus do Livramento (1783). Novos habitantes chegaram ao local, dentre eles Antônio Barbosa da Silva que desenvolveu a agricultura. Fazendas foram constituídas e a cafeicultura fortaleceu a economia da região. O estabelecimento de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil fez prosperar a vila que conquistou rapidamente o foro de cidade. Recebeu o nome de Bananal, que segundo pesquisadores, é de origem indígena e significa “rio sinuoso”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Bananal e Vale Histórico.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.