A Associação Comercial e Industrial de Bastos (ACIB) foi fundada em 23 de abril de 1950. O municÃpio de Bastos foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 14.334, de 30 de novembro de 1944, sendo desmembrado do municÃpio de MarÃlia, ocupando uma área de 171 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 21.000 habitantes.
Nas terras localizadas na margem direita do rio Peixe foi constituÃda a Fazenda Bastos. Em 1928, a Sociedade Colonizadora do Brasil realizou o povoamento das terras, que foram vendidas, em sua grande maioria para imigrantes japoneses que se dedicaram à agricultura, criação de galinhas e da sericultura. A vila se desenvolveu e conquistou autonomia polÃtica.
Em 1950, a ACIB foi fundada por um grupo de 27 comerciantes, que idealizaram uma entidade para defesa dos interesses das classes comercial e industrial da cidade de Bastos. No transcorrer dos anos, a entidade liderou as principais mudanças do setor em busca da organização necessária para a evolução da atividade comercial na cidade, tornando-se uma das entidades de maior representatividade e atuação no municÃpio, fomentadora do seu desenvolvimento econômico e porta-voz legÃtima dos anseios do empresariado local nas tratativas com os poderes constituÃdos. A entidade atualmente é integrada por 226 empresas associadas.
A entidade possui sede própria e disponibiliza uma variada gama de serviços e benefÃcios aos associados, oferecendo-lhes um imprescindÃvel suporte para desenvolvimento de suas atividades. Dentre os serviços e benefÃcios oferecidos aos associados destacam-se o acesso ao banco de dados SCPC/Boa Vista, imprescindÃvel ferramenta de auxÃlio para avaliação de consumidores e realização de vendas a crédito com segurança. A ACIB conta com um Departamento JurÃdico, que além de assistir os órgãos diretivos da entidade, oferece consultoria e assessoria jurÃdica aos associados, de forma consultiva e preventiva, em questões atinentes a atividade da empresa, no relacionamento com consumidores, fornecedores e funcionários.