A Associação Comercial e Empresarial de Caçapava foi fundada em 8 de outubro de 1949. O município de Caçapava foi criado pela lei provincial no. 20, de 8 de abril de 1875, sendo desmembrado do município de Taubaté, ocupando uma área de 368 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 90.000 habitantes.
No começo do século XVIII, Jorge Dias Velho e sua família se estabeleceram nas margens do rio Paraíba, na região conhecida como Caçapava. Em 1705 ergueram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Ajuda e no seu entorno surgiu um povoado que cresceu e foi elevado à freguesia no século XIX. Devido à desavenças políticas, o povoamento se deslocou para um sítio mais próximo do rio Paraíba, em terra do coronel João Dias da Cruz Guimarães, que doou terras para a construção de um orago em louvor de São João Batista. O local progrediu e fazendas foram constituídas impulsionado pela ação de Francisco Alves Moreira e João Lopes Moreira e conquistou a emancipação política. A cidade recebeu o nome de Caçapava, que em tupi significa “clareira na mata”.
Fundada 1949 como Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Caçapava, ACIAC. Para acompanhar as tendências da economia e do desenvolvimento da cidade, em 2005 a entidade sofreu nova reformulação, adotando a atual denominação.
A ACE Caçapava tem participado de ações junto ao poder público, visando ao progresso do município e trabalha para beneficiar toda a sociedade caçapavense como a implantação do videomonitoramento, revitalização da área comercial central, instalação do Corpo de Bombeiros, acesso à Rodovia Carvalho Pinto entre outras.
A visão da entidade está focada em sermos uma entidade reconhecida por seu comprometimento com o desenvolvimento de pessoas e empresas e pelo incentivo ao empreendedorismo em Caçapava.