A Associação Comercial e Empresarialde Casa Branca foi fundada em 30 de abril de 1943. O municÃpio de Casa Branca foi criado lei provincial no. 15, de 24 de fevereiro de 1841, sendo desmembrado do municÃpio de Mogi-Mirim, ocupando uma área de 864 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 29.000 habitantes.
A região cortada pelos rios Moji-Guaçu e Pardo foi visitada por bandeirantes no decorrer do século XVII. No perÃodo seguinte tropeiros passaram pela área e formaram um arraial, surgindo um pequena casa de paredes caiadas que daria nome ao municÃpio. A atividade agrÃcola preponderou e foi estimulada com a construção da Estrada de Ferro Mogiana. A evolução da freguesia foi rápida e no inÃcio do segundo reinado conquistou a emancipação polÃtica.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Empresarial de Casa Branca, tendo como primeiro presidente José Basilone.
Ao longo dos anos a ACECB sofreu grandes modificações sempre procurando acompanhar o desenvolvimento do comércio. A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.