novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial de Cruzeiro
Presidente: +
Período de Mandato do presidente: 31/12/1969 - 31/12/1969
Site: http://www.accruzeiro.com.br
Fundação 16/07/1936
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial de Cruzeiro foi fundada em 16 de julho de 1936. O município de Cruzeiro foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Lorena, ocupando uma área de 305 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 80.000 habitantes.

A região abrangida pela cidade de Cruzeiro foi ocupada no decorrer do século XVIII por pequenas propriedades agrícolas que abasteciam os tropeiros, que seguiam para o sertão, na área conhecida como Embaú. Em 1781, Antônio Lopes de Lavra mandou erguer uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Embáu. No entorno da capela surgiu um núcleo que cresceu e foi elevado à freguesia, em 1846. Em 1871, passou a ser Vila de Conceição do Cruzeiro, devido à um marco, em forma de cruz, existente no alto da serra entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais. A construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, Central do Brasil, no final do século XIX, promoveria o crescimento no entorno da estação batizada de Cruzeiro. A cidade conquistou a emancipação político-administrativa no início do século XX. 

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial de Cruzeiro.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.