novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos
Presidente: FELIPE ANTONIO CURY
Período de Mandato do presidente: 01/04/2014 - 31/03/2017
Site: http://www.acisjc.com.br
Fundação 23/08/1935
Nome Presidente
Presidente

            A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACISJC) foi fundada em 23 de agosto de 1935. O município de São José dos Campos foi criado por lei provincial no. 27, de 22 de abril de 1864, com a designação de São José da Paraíba, sendo desmembrado da antiga vila de Jacareí, ocupando uma área de 1.099 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 680.000 habitantes.

            A região da cidade de São Jose dos Campos fazia parte da aldeia do Rio Comprido, que pertencia aos jesuítas e onde realizava-se atividade pecuarista. Após a expulsão dos religiosos, em 1759, as terras foram confiscadas e foi estimulado o povoamento da região, passando a ser denominada Vila de São José do Paraíba, a partir de 1767. No século XIX a plantação do algodão e do café trouxeram prosperidade e a conquista da emancipação política.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A ACISJC foi criada em 1935 por um grupo de empres√°rios, tendo como um dos pontos principais a defesa do desenvolvimento econ√īmico da cidade. A Associa√ß√£o Comercial e Industrial de S√£o Jos√© dos Campos √© a mais antiga entidade do Munic√≠pio. ¬†Al√©m de propugnar pelas causas do com√©rcio, √© o l√≠dimo escudo na defesa dos direitos que d√£o sustentabilidade as atividades do com√©rcio.

            Um notável nome na história da Associação é o de Tuffy Simão, presidente da entidade entre 1967 e 1987, foi o responsável pela construção da atual sede, inaugurada em 1971.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Entre as d√©cadas de 80 e 90, diversas a√ß√Ķes tamb√©m foram implantadas em parcerias com outras entidades da regi√£o. Destacam-se o Sal√£o Empresarial de Neg√≥cios, o lan√ßamento do Banco de Dados Empresarial, a participa√ß√£o na Feicompras (Feira do Com√©rcio), e os produtos da ACISJC como Telecheque e Plano de Sa√ļde. No final dos anos 90, a entidade contou com a instala√ß√£o do escrit√≥rio da Junta Comercial que mudou o processo burocr√°tico de documentos para registros de empresas, para uma tramita√ß√£o mais √°gil e simplificada.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Democraticamente, a Associa√ß√£o Comercial desenvolveu outras entidades empresariais, criando o Sindicato do Com√©rcio Varejista, o CIESP ‚Äď Centro das Ind√ļstrias do Estado de S√£o Paulo - o Corpo de Bombeiros que na sua cria√ß√£o era tarifa 4, onerando significativamente o empresariado, e hoje, evoluiu √† tarifa 1, igualando-se a S√£o Paulo.

            A ACISJC é uma força viva, atuante, respeitada e acatada em todos os segmentos da Comunidade local. São 82 anos que se notabilizaram pelo amor a terra e pelo empenho de desenvolvimento de São José dos Campos.

            São fatos e homens que, com dignidade, construíram uma Associação Comercial e Industrial séria, com credibilidade, com apoio de seus associados e respeito de seus parceiros. A entidade é defensora ferrenha dos direitos humanos, apoiando as entidades governamentais nas suas propostas edificantes, justas e combatendo construtivamente todo e qualquer desvio de percurso que possa por em risco a crise de progresso do município.