A Associação Comercial João Ramalho (ACJR) foi fundada em 20 de agosto de 2009. O municÃpio de João Ramalho foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do municÃpio de Quatá, ocupando uma área de 415 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 4.000 habitantes.
A área de João Ramalho foi ocupada a partir das primeiras décadas do século XX, quando um povoado foi fundado. Os primeiros habitantes dedicaram-se à atividade agrÃcola, a priori o café, passando em seguida para o cultivo do algodão. O nome do municÃpio foi uma homenagem a João Ramalho, responsável pelo processo de ocupação do planalto de Piratininga.
 A ACJR tem demonstrado ousadia, vontade e determinação na defesa dos interesses dos comerciantes da cidade, bem como da população em geral. A primeira diretoria foi composta por: Júlio Cesar Magurno, presidente; Marcelo Henrique do Santos, vice-presidente; José Carlos Capelli, tesoureiro; e Thiago Cardoso Cerdeirinha, secretário. Diante das mudanças cada vez mais rápidas deste mundo globalizado a entidade tem se modernizado, procurando conquistar mais espaço.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.