{"status":"00","dados":[{"title":"No Dia do Comerciante, ACSP repudia aumento de impostos: \u201cQueremos ajudar o Brasil a crescer\u201d","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/no-dia-do-comerciante-acsp-repudia-aumento-de-impostos-queremos-ajudar-o-brasil-a-crescer\/","author":{"name":"Vitor Nuzzi"},"pubDate":"16\/07\/2025","caregories":["Economia","Varejo","acsp","ag\u00eancia dc news","associa\u00e7\u00e3o comercial de s\u00e3o paulo","dc news","dia do comerciante","empreendedorismo","lei 2.048\/1953","liberalismo econ\u00f4mico","livre iniciativa","roberto mateus ordine"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=65026","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Al\u00e9m da comemora\u00e7\u00e3o pelo Dia do Comerciante, nesta quarta-feira (16), a Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP) repudiou a op\u00e7\u00e3o do governo de buscar equil\u00edbrio fiscal por meio do aumento de impostos. Com uma carga tribut\u00e1ria que j\u00e1 \u00e9 excessiva, enfatizou o presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine. “\u00c9 o pedido que… Continuar lendo No Dia do Comerciante, ACSP repudia aumento de impostos: “Queremos ajudar o Brasil a crescer”<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Al\u00e9m da comemora\u00e7\u00e3o pelo Dia do Comerciante, nesta quarta-feira (16), a Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP) repudiou a op\u00e7\u00e3o do governo de buscar equil\u00edbrio fiscal por meio do aumento de impostos. Com uma carga tribut\u00e1ria que j\u00e1 \u00e9 excessiva, enfatizou o presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine. “\u00c9 o pedido que n\u00f3s fazemos \u00e0s autoridades”, afirmou. “Queremos cooperar para que o Brasil cres\u00e7a e ocupe seu papel de lideran\u00e7a. Mas n\u00e3o podemos andar para tr\u00e1s.” Ao seu lado, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, falou em “gan\u00e2ncia” do poder p\u00fablico, em especial o federal, e lamentou decis\u00e3o do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), favor\u00e1vel \u00e0 eleva\u00e7\u00e3o do Imposto sobre Opera\u00e7\u00f5es Financeiras (IOF). O prefeito ressaltou a import\u00e2ncia do com\u00e9rcio para a economia de S\u00e3o Paulo: quase 1 milh\u00e3o de empregos e faturamento de R$ 441 bilh\u00f5es em 2024, crescimento de 9,9% sobre o ano anterior.<\/p>\n\n\n\n

Ordine disse que os empres\u00e1rios precisam ter liberdade para contribuir para o crescimento da economia. Afirmou que o Simples Nacional est\u00e1 sob amea\u00e7a com a Reforma Tribut\u00e1ria. Citou o Impost\u00f4metro, que mede a gan\u00e2ncia tribut\u00e1ria e foi lan\u00e7ado em 2005, e o rec\u00e9m-criado Gasto Brasil \u2013 e afirmou que neste ano, at\u00e9 a metade de julho, o pa\u00eds arrecadou R$ 2,1 trilh\u00f5es em impostos e gastou quase R$ 2,9 trilh\u00f5es. O Impost\u00f4metro surgiu na gest\u00e3o de Guilherme Afif Domingos \u00e0 frente da Associa\u00e7\u00e3o Comercial. Atual secret\u00e1rio extraordin\u00e1rio de Projetos Estrat\u00e9gicos do governo do Estado, Afif representou o governador Tarc\u00edsio de Freitas no evento, realizado na sede do C\u00edrculo Militar, em S\u00e3o Paulo. Ele destacou as iniciativas de recupera\u00e7\u00e3o do Centro de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

A cerim\u00f4nia do Dia do Comerciante premiou 16 empreendedores das 15 distritais da ACSP e entregou \u00e0 CEO do Grupo CRM, Renata Vichi, um diploma como principal homenageada e refer\u00eancia a todos os comerciantes e varejistas. A executiva afirmou se considerar mais uma comerciante que “desde os 16 anos atua no varejo” \u2013 ela tem 43 \u2013 e hoje comanda uma rede com 2 mil funcion\u00e1rios e 1,3 mil lojas, a maior parte franqueada. Uma das empresas do grupo, e a mais longeva, \u00e9 a Kopenhagen, “marca brasileira, de 98 anos, que come\u00e7a aqui em S\u00e3o Paulo, na rua Miguel Couto”. Foram 257 opera\u00e7\u00f5es abertas em 2024, “com picos de 50 inaugura\u00e7\u00f5es por m\u00eas”. A receita, segundo ela, \u00e9 “entrega visceral para fazer a venda acontecer e o respeito absoluto ao cliente”.<\/p>\n\n\n\n

OS PREMIADOS DE 2025 DO DIA DO COMERCIANTE<\/strong><\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL CENTRO<\/strong>
Olivier Anquier<\/strong> – Mundo P\u00e3o e L\u2019Entrec\u00f4te D\u2019Olivier
Come\u00e7ou em 1989 com a constru\u00e7\u00e3o e administra\u00e7\u00e3o do Aloha, bar e restaurante p\u00e9 na praia de Jericoacoara (CE). Dois anos depois, estava em outra regi\u00e3o do pa\u00eds: criou e foi chef do Malaika, na Lagoa da Concei\u00e7\u00e3o, em Florian\u00f3polis (SC). Padeiro h\u00e1 30 anos, \u00e9 da terceira gera\u00e7\u00e3o da fam\u00edlia: em 1994, abriu, em S\u00e3o Paulo, sua primeira padaria, a Pain De France. Em 2008, com o s\u00f3cio Gilberto Altobelli, criaram o primeiro restaurante de menu \u00fanico, o L\u2019Entrec\u00f4te D\u2019Olivier. Al\u00e9m disso, Olivier desenvolveu outros neg\u00f3cios \u2013 em 2016, o Esther Rooftop, com o chef Benoit Mathurin, e em 2017 a padaria Mundo P\u00e3o do Olivier.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL CENTRO-SUL<\/strong>
Jos\u00e9 Ricardo de Caires<\/strong> – Padaria Rosas de Maio
Fundada em 1982, a Rosas de Maio tem trajet\u00f3ria familiar. Sob nova dire\u00e7\u00e3o desde junho de 1984, inicialmente com Manuel Dias, Jos\u00e9 Maria e Ant\u00f4nio Caires, e ap\u00f3s reestrutura\u00e7\u00e3o em 2013, com Jos\u00e9 Ricardo e Jos\u00e9 Roberto. Nesse per\u00edodo, passou de padaria a um ponto de encontro gastron\u00f4mico completo. <\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL IPIRANGA<\/strong>
Osvaldo Nunes<\/strong> – Chocol\u00e2ndia
Fundada em 1984, a Chocol\u00e2ndia tornou-se a primeira loja de S\u00e3o Paulo voltada para confeiteiros e p\u00fablico. Hoje, conta com oito unidades no estado de S\u00e3o Paulo, distribui seus produtos para todo o pa\u00eds e j\u00e1 formou mais de 1 milh\u00e3o de confeiteiras e confeiteiros em seus Centros Culin\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL MOOCA<\/strong>
Juliana Baitello Ramos<\/strong> – Cons\u00f3rcio Empreendedor do Mooca Plaza Shopping Gerente de Marketing do Mooca Plaza Shopping, empreendimento administrado pela Allos, possui 12 anos de experi\u00eancia no setor de shopping centers. Ao longo de sua trajet\u00f3ria, tem liderado estrat\u00e9gias de posicionamento, fortalecimento de marca e relacionamento com o cliente.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL NORDESTE<\/strong>
Jos\u00e9 Pinotti<\/strong> – A Correta Transporte e Log\u00edstica
Empres\u00e1rio paulistano, come\u00e7ou a trabalhar aos 14 anos, vendendo pipas, lim\u00f5es e produtos no bazar da m\u00e3e. Em 1986, iniciou sua caminhada como empres\u00e1rio, atuando em uma padaria e, posteriormente, com material de constru\u00e7\u00e3o. H\u00e1 mais de 30 anos, est\u00e1 \u00e0 frente da empresa A Correta, refer\u00eancia em servi\u00e7os de transporte, especialmente no segmento de alto padr\u00e3o e luxo.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL NOROESTE<\/strong>
Williams Fernandes da Silva<\/strong> – MAD Materiais para Constru\u00e7\u00e3o 
Conhecido como \u201cMAD\u201d, Williams \u00e9 l\u00edder comunit\u00e1rio e empreendedor em Perus e Anhanguera, na Zona Norte. H\u00e1 quase 30 anos \u00e0 frente da empresa de materiais de constru\u00e7\u00e3o, atua no fortalecimento do com\u00e9rcio local e no desenvolvimento social da regi\u00e3o. \u00c9 presidente da Associa\u00e7\u00e3o Comercial e Empresarial do Distrito Anhanguera (Acesa) e do ACEDA<\/strong>, onde promove o empreendedorismo, e do Conselho Comunit\u00e1rio de Seguran\u00e7a (Conseg) Perus Anhanguera. <\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL NORTE<\/strong>
Murilo Gouveia e Raphael Gouveia<\/strong> – Trimais Supermercados
Fundado em 2015, o Trimais Supermercados \u00e9 um grupo varejista em plena expans\u00e3o, liderado por Raphael e Murilo, representantes da terceira gera\u00e7\u00e3o da fam\u00edlia Gouveia. Opera duas lojas no formato supermercado (Lauzane Paulista e Tucuruvi), uma unidade de superatacado (Furnas) e o shopping Trimais Places. Com faturamento de R$ 1,1 bilh\u00e3o em 2024, est\u00e1 na 78\u00aa posi\u00e7\u00e3o no ranking nacional da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Supermercados (Abras).<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL OESTE<\/strong> 1
Isaac Liberman<\/strong> – Casa de M\u00f3veis A Barateira Ltda.
Em 1936, nascia a Casa de M\u00f3veis A Barateira, por meio de seu fundador, Osias Ratz, no cora\u00e7\u00e3o do bairro da Lapa. Hoje, A Barateira \u00e9 uma rede de lojas distribu\u00eddas nas cidades de Itapevi, Osasco e no bairro Rio Pequeno. A loja matriz continua no mesmo endere\u00e7o h\u00e1 89 anos.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL OESTE<\/strong> 2<\/strong>– ESCRIT\u00d3RIO DE SERVI\u00c7OS WEST PLAZA<\/strong>
Ricardo Angelin e Andrea Martins<\/strong> – D.O.M Companhia Brasileira de Cosm\u00e9ticos Ltda. Fundador da D.O.M., Ricardo ap\u00f3s a perda de sua filha Luna, canalizou sua dor em uma miss\u00e3o: transformar vidas por meio do resgate da autoestima. Assim, lidera a expans\u00e3o da marca, promovendo impacto social e capacita\u00e7\u00e3o de pessoas. Andrea Martins, cofundadora, \u00e9 refer\u00eancia em escova\u00e7\u00e3o org\u00e2nica e cuidado humanizado. <\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL PENHA<\/strong>
Rocco Lence<\/strong> – Vin\u00edcola Lucano
Filho de imigrantes italianos da regi\u00e3o da Luc\u00e2nia, Rocco Lence chegou ao Brasil em 1960. Professor de F\u00edsica e Matem\u00e1tica, atuou por mais de 30 anos no ensino p\u00fablico e privado, al\u00e9m de ser autor de livros did\u00e1ticos. Em 1987, fundou, ao lado da fam\u00edlia, a Vin\u00edcola Lucano, preservando as pr\u00e1ticas artesanais herdadas da It\u00e1lia. <\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL PINHEIROS<\/strong>
Manoel Kherlakian Neto<\/strong> – Pontal Cal\u00e7ados
Manoel Kherlakian Neto nasceu na cidade de S\u00e3o Paulo em 26 de maio de 1945. Formou-se em t\u00e9cnico de Contabilidade no Col\u00e9gio Salete, em 1966, e em Direito na Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica (PUC) em 1972. Fundou a Pontal em 1970: uma loja na rua Teodoro Sampaio. Atualmente, possui uma rede de 48 lojas e mais de 1 mil funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL S\u00c3O MIGUEL<\/strong>
Maria Concei\u00e7\u00e3o Piassi<\/strong> – Restaurante Piassi
Fundado em 1955 por Pedro Piassi, o restaurante nasceu como um pequeno bar na antiga Estrada S\u00e3o Paulo-Rio, servindo lanches, bolinhos de carne, caf\u00e9 e a cl\u00e1ssica combina\u00e7\u00e3o do lanche “Americano” com vitamina de abacate. Com ra\u00edzes na culin\u00e1ria do interior paulista, cresceu ao longo das d\u00e9cadas e se tornou o mais tradicional de S\u00e3o Miguel Paulista, unindo o toque caseiro da matriarca, dona Lu\u00edsa, e a contribui\u00e7\u00e3o das noras, transformou o local em refer\u00eancia para refei\u00e7\u00f5es completas e afetivas. Mant\u00e9m seu card\u00e1pio diversificado e ambiente familiar.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL SUDESTE<\/strong>
Aldo Zerbinatti Neto<\/strong> – Osnir Hamburger Ltda.
Fundada em 8 de maio de 1969 por Osnir Zerbinatti, foi uma das primeiras lanchonetes de S\u00e3o Paulo a fabricar o pr\u00f3prio hamb\u00farguer. Aldo \u00e9 pioneiro no servi\u00e7o de delivery de hamb\u00fargueres no Brasil. Com 55 anos de tradi\u00e7\u00e3o familiar e 32 anos de atua\u00e7\u00e3o em entregas, lidera uma rede com cinco lojas e 180 entregadores pr\u00f3prios.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL SUDOESTE<\/strong>
Denis William da Silva<\/strong> – Letter Consulting
\u00c9 perito judicial homologado e professor de Forma\u00e7\u00e3o Executiva em Neg\u00f3cios Imobili\u00e1rios pelo Pecege\/USP-Esalq. Fundador do Grupo Alloymit, com 67 franquias, e diretor-presidente da organiza\u00e7\u00e3o social Aldeia do Futuro, fundada em 1993, que prepara anualmente mais de 1,4 mil jovens de escolas p\u00fablicas para o mercado de trabalho e impacta diretamente cerca de 5 mil fam\u00edlias em comunidades de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL SUL<\/strong>
Thomaz de Lima Damasceno<\/strong> – Por\u00e3o das Tintas Comercial Ltda.
O fundador do Por\u00e3o das Tintas iniciou sua trajet\u00f3ria profissional em 1974, na regi\u00e3o de Santo Amaro. Come\u00e7ou como empreendimento familiar e cresceu gra\u00e7as ao esfor\u00e7o conjunto de familiares e amigos. Com o tempo, a empresa se expandiu e passou a atuar nos segmentos de tintas automotivas, imobili\u00e1rias e industriais. <\/p>\n\n\n\n

DISTRITAL TATUAP\u00c9<\/strong>
Rui Kojo Chibana<\/strong> – Chibana Autope\u00e7as
Advogado e empres\u00e1rio no setor de autope\u00e7as desde 1986, \u00e9 desde 2018 presidente da WUB Brasil, associa\u00e7\u00e3o dos empres\u00e1rios de Okinawa (Jap\u00e3o) ao redor do mundo. Em \u20602025, presidente da Associa\u00e7\u00e3o Okinawa do Brasil, representante de 40 subsedes na comunidade japonesa em todo o pa\u00eds. \u2060A empresa promove trabalhos sociais, como arrecada\u00e7\u00e3o de alimentos para doa\u00e7\u00f5es em entidades, e divulga\u00e7\u00e3o da cultura por meio da dan\u00e7a, m\u00fasica e instrumentos.<\/p>\n"},{"title":"FGV: Consumo das fam\u00edlias cresce 2,1% no trimestre impulsionado por consumo de bens dur\u00e1veis","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/fgv-consumo-das-familias-cresce-impulsionado-por-bens-duraveis\/","author":{"name":"Aryel Fernandes"},"pubDate":"16\/07\/2025","caregories":["Economia","Indicadores","acsp","ag\u00eancia dc news","agenciadcnews","atividade econ\u00f4mica","CEAM","Centro de Estudos Aplicados de Marketing","consumidor brasileiro","consumo","consumo das fam\u00edlias","consumo de bens dur\u00e1veis","dc news","economia","esperan\u00e7a do consumidor","ESPM","Evandro Luiz Lopes","Expectativas e Esperan\u00e7as","exporta\u00e7\u00f5es","fgv","infla\u00e7\u00e3o","Juliana Trece","Monitor do PIB-FGV","setor de servi\u00e7os","Varejo"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64961","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. O consumo das fam\u00edlias, segundo o Monitor do PIB-FGV de maio, divulgado na ter\u00e7a-feira (15), segue em trajet\u00f3ria de desacelera\u00e7\u00e3o. Apesar disso, o \u00edndice apresentou alta de 2,1% no trimestre que acabou em maio, mesmo resultado apresentado quando foi analisado o trimestre findo em abril, mantendo a menor alta desde janeiro de…
Continuar lendo FGV: Consumo das fam\u00edlias cresce 2,1% no trimestre impulsionado por consumo de bens dur\u00e1veis<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. O consumo das fam\u00edlias, segundo o Monitor do PIB-FGV<\/a> de maio, divulgado na ter\u00e7a-feira (15), segue em trajet\u00f3ria de desacelera\u00e7\u00e3o. Apesar disso, o \u00edndice apresentou alta de 2,1% no trimestre que acabou em maio, mesmo resultado apresentado quando foi analisado o trimestre findo em abril, mantendo a menor alta desde janeiro de 2023. Todos os componentes tiveram alta e as maiores contribui\u00e7\u00f5es positivas se devem ao desempenho do consumo de dur\u00e1veis e de n\u00e3o dur\u00e1veis. Em concord\u00e2ncia, a pesquisa Expectativas e Esperan\u00e7as<\/a>, realizada pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM, mostrou que o consumo em 2025 est\u00e1 direcionado para gastos com bens de maior valor. No estudo, mais de 40% dos participantes afirmaram que pretendem gastar com moradia e 34% com meios de transporte. \u201cEsses dados refor\u00e7am a ideia de que a busca por estabilidade material continua sendo uma prioridade para o consumidor\u201d, disse o diretor acad\u00eamico de pesquisa e P\u00f3s Stricto da ESPM, Evandro Luiz Lopes.<\/p>\n\n\n\n

O consumo das fam\u00edlias \u00e9 parte da divulga\u00e7\u00e3o do \u00edndice principal do Monitor do PIB-FGV, que apontou crescimento de 0,3% na atividade econ\u00f4mica em maio na compara\u00e7\u00e3o com abril, na an\u00e1lise da s\u00e9rie com ajuste sazonal. Na compara\u00e7\u00e3o interanual, a economia cresceu 3,9% em maio e 3% no trimestre finalizado no m\u00eas. Na taxa acumulada em 12 meses at\u00e9 maio a alta foi de 3,4%. \u201cO desempenho do setor de servi\u00e7os \u00e9 o principal respons\u00e1vel pelo crescimento\u201d, afirmou a coordenadora da pesquisa da FGV, Juliana Trece. \u201cEsse setor teve registro de taxas positivas em praticamente todas as atividades, \u00e0 exce\u00e7\u00e3o do com\u00e9rcio.\u201d <\/p>\n\n\n\n

Apesar deste crescimento, o desempenho de outras duas atividades econ\u00f4micas importantes, a agropecu\u00e1ria e a ind\u00fastria, registraram queda no m\u00eas. Alinhado a esse resultado, a pesquisa da ESPM mostra o consumidor brasileiro desesperan\u00e7oso com a economia. No levantamento da institui\u00e7\u00e3o, a economia\u00a0ficou em \u00faltimo lugar (avaliada de 0 a 10 e divulgada em 0 a 100), com 31%. A esperan\u00e7a com a vida pessoal aparece em primeiro lugar (60%), seguida da esperan\u00e7a geral (52%) e na carreira (51%), emprego (50%), sa\u00fade (48%), educa\u00e7\u00e3o (42%) e seguran\u00e7a (32%).<\/p>\n\n\n\n

Praticamente todos os outros indicadores cresceram no trimestre m\u00f3vel findo em maio. A Forma\u00e7\u00e3o Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o investimento em ativos fixos (m\u00e1quinas e equipamentos, constru\u00e7\u00e3o e outros) cresceu 6,9% no per\u00edodo, devido ao desempenho positivo de todos os segmentos. Pelo terceiro m\u00eas consecutivo as exporta\u00e7\u00f5es cresceram em torno de 1% (1,3%). Apesar do baixo crescimento, as exporta\u00e7\u00f5es de produtos da extrativa mineral (-0,5%) foram a \u00fanica com resultado negativo. As principais contribui\u00e7\u00f5es positivas foram as exporta\u00e7\u00f5es de bens intermedi\u00e1rios e de bens de capital. <\/p>\n\n\n\n

A importa\u00e7\u00e3o cresceu 5,1% \u2013 apesar disto, o relat\u00f3rio da FGV destaca uma trajet\u00f3ria de desacelera\u00e7\u00e3o das importa\u00e7\u00f5es, explicada principalmente pela redu\u00e7\u00e3o das taxas de crescimento dos bens de capital e bens de consumo. Em termos monet\u00e1rios, \u00e9 estimado que o PIB em valores correntes, no acumulado at\u00e9 maio de 2025, tenha sido de R$ 5 trilh\u00f5es. Em maio, a taxa de investimento foi de 19,6%.<\/p>\n"},{"title":"ARTIGO, por Ana Claudia Badra Cotait: \u201cEmpreender em tempo de f\u00e9rias escolares\u201d","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/artigo-por-ana-claudia-badra-cotait-empreender-em-tempo-de-ferias-escolares\/","author":{"name":"Bruna Lencioni"},"pubDate":"16\/07\/2025","caregories":["Artigos","Colunistas","Opini\u00e3o","acsp","ag\u00eancia dc news","anaclaudiabadracotait","cmec","CMECACSP","dc news","economia","empreendedoras","empreendedorismofeminino","mulheresempreendedoras","mulheresnovarejo","mulheresvarejistas"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64905","description":"Estamos nas f\u00e9rias de inverno e com os filhos em casa. Para muitas fam\u00edlias, \u00e9 um tempo de descanso mas, para m\u00e3es empreendedoras, \u00e9 uma das \u00e9pocas mais dif\u00edceis, principalmente no caso de m\u00e3es solo que enfrentam muitos desafios como a falta de apoio familiar e carga emocional elevada por terem de cuidar dos filhos… Continuar lendo ARTIGO, por Ana Claudia Badra Cotait: “Empreender em tempo de f\u00e9rias escolares”<\/span><\/a>","content":"\n

Estamos nas f\u00e9rias de inverno e com os filhos em casa. Para muitas fam\u00edlias, \u00e9 um tempo de descanso mas, para m\u00e3es empreendedoras, \u00e9 uma das \u00e9pocas mais dif\u00edceis, principalmente no caso de m\u00e3es solo que enfrentam muitos desafios como a falta de apoio familiar e carga emocional elevada por terem de cuidar dos filhos sozinhas.<\/p>\n\n\n\n

Gerir um neg\u00f3cio pr\u00f3prio \u00e9 uma tarefa exigente e constante, sem hor\u00e1rios fixos ou fins de semana. Quando juntamos a tudo isso a responsabilidade de cuidar, entreter e acompanhar os filhos durante as f\u00e9rias escolares, a situa\u00e7\u00e3o fica ainda mais dif\u00edcil.<\/p>\n\n\n\n

Muitas m\u00e3es empreendedoras se sentem pressionadas para continuar a gerir o seu neg\u00f3cio \u2013 afinal, o mercado n\u00e3o para, as contas continuam chegando e \u00e9 preciso atender os clientes enquanto procuram garantir que os filhos tenham momentos de aten\u00e7\u00e3o, brincadeira e presen\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 nesta sobreposi\u00e7\u00e3o de pap\u00e9is que surge o maior desafio: como se dividir entre o trabalho e a dedica\u00e7\u00e3o familiar, sem prejudicar nenhuma das partes e manter a pr\u00f3pria sa\u00fade mental e emocional?<\/p>\n\n\n\n

A primeira dica est\u00e1 no planejamento. Antecipar as rotinas e redefinir os objetivos do neg\u00f3cio para essas semanas pode fazer toda a diferen\u00e7a. Estabelecer metas realistas, criar uma agenda flex\u00edvel e comunicar aos clientes sobre sua disponibilidade s\u00e3o passos fundamentais.<\/p>\n\n\n\n

A segunda \u00e9 acionar a rede de apoio, se poss\u00edvel. M\u00e3es empreendedoras, muitas vezes, assumem tudo sozinhas por n\u00e3o quererem incomodar. Mas pedir ajuda aos av\u00f3s, parceiros, amigos ou aderir a programas de ocupa\u00e7\u00e3o de f\u00e9rias n\u00e3o \u00e9 sinal de fraqueza, \u00e9 ter intelig\u00eancia emocional e uma forma de garantir que os filhos estejam bem cuidados enquanto precisa se focar no neg\u00f3cio sem culpa.<\/p>\n\n\n\n

Outra estrat\u00e9gia \u00e9 organizar o dia. Trabalhar intensamente durante duas ou tr\u00eas horas pode ser mais eficaz do que tentar fazer tudo ao longo de um dia ca\u00f3tico. Se poss\u00edvel, use as manh\u00e3s para trabalhar e as tardes para estar com os filhos.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 fundamental reservar um tempo para cuidar de si mesma. Muitas empreendedoras se colocam em \u00faltimo lugar, mas ter momentos di\u00e1rios de autocuidado como uma pausa para respirar, uma caminhada, para ouvir m\u00fasica ou estar em sil\u00eancio, \u00e9 essencial para manter o equil\u00edbrio emocional. N\u00e3o \u00e9 luxo, \u00e9 uma necessidade.<\/p>\n\n\n\n

Nessas horas tamb\u00e9m \u00e9 importante conversar com outras mulheres na mesma situa\u00e7\u00e3o, trocar experi\u00eancias e perceber que, as f\u00e9rias podem n\u00e3o ser sin\u00f4nimo de descanso para uma m\u00e3e empreendedora, mas uma oportunidade para repensar seu ritmo, redefinir prioridades e aceitar que o equil\u00edbrio n\u00e3o est\u00e1 na perfei\u00e7\u00e3o, mas na flexibilidade, no apoio e no respeito por si pr\u00f3pria.<\/p>\n"},{"title":"ACSP comemora hoje o Dia do Comerciante com homenagem a empreendedores e presen\u00e7a de Tarc\u00edsio e Nunes","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/acsp-comemora-o-dia-do-comerciante-com-homenagem-a-empreendedores-e-presenca-de-tarcisio-e-ricardo-nunes\/","author":{"name":"Vitor Nuzzi"},"pubDate":"16\/07\/2025","caregories":["Economia","Empresas","Varejo","acsp","ag\u00eancia dc news","com\u00e9rcio de s\u00e3o paulo","dc news","dia do comerciante","lei 2.048\/1953","livre iniciativa","roberto mateus ordine","setor varejista","visconde de cairu"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64610","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. A Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP) celebra nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, o Dia do Comerciante, com uma cerim\u00f4nia na sede do C\u00edrculo Militar. Dezesseis empreendedores receber\u00e3o o Trof\u00e9u Empres\u00e1rio de Valor 2025. Eles foram escolhidos pelas Distritais da ACSP \u2013 em homenagem \u00e0queles \u201cque se destacaram em suas… Continuar lendo ACSP comemora hoje o Dia do Comerciante com homenagem a empreendedores e presen\u00e7a de Tarc\u00edsio e Nunes<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. A Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP) celebra nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, o Dia do Comerciante, com uma cerim\u00f4nia na sede do C\u00edrculo Militar. Dezesseis empreendedores receber\u00e3o o Trof\u00e9u Empres\u00e1rio de Valor 2025. Eles foram escolhidos pelas Distritais da ACSP \u2013 em homenagem \u00e0queles \u201cque se destacaram em suas respectivas \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o e contribu\u00edram para o crescimento financeiro da regi\u00e3o onde est\u00e3o instalados\u201d. A lista inclui ainda o Polo West Plaza. Estar\u00e3o presentes o governador paulista, Tarc\u00edsio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, al\u00e9m da CEO do Grupo CRM<\/a> (Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee), Renata Vichi.<\/p>\n\n\n\n

\u201cO Dia do Comerciante \u00e9 uma oportunidade para valorizar todos que, com esfor\u00e7o e dedica\u00e7\u00e3o, mant\u00eam seus neg\u00f3cios vivos\u201d, afirmou o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine. \u201cGerando trabalho, movimentando a economia e ajudando a construir um futuro melhor.\u201d A entidade acrescenta ainda que \u00e9 um setor \u201cfundamental para o desenvolvimento econ\u00f4mico paulistano\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A data foi criada em 1953, pela Lei 2.048<\/a>. O 16 de julho marca o nascimento de Jos\u00e9 da Silva Lisboa (1756-1835), o visconde de Cairu. Nascido em Salvador, foi um defensor da livre iniciativa e do liberalismo econ\u00f4mico \u2013 e pregou a abertura dos portos brasileiros ao com\u00e9rcio. Em 1905, entidades do com\u00e9rcio na capital baiana criaram a Funda\u00e7\u00e3o Visconde de Cairu.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, apenas a capital paulista tem 917,6 mil trabalhadores com carteira assinada no com\u00e9rcio, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Minist\u00e9rio do Trabalho e Emprego (MTE). S\u00e3o 602,8 mil no varejo, 236,6 mil no atacado e 78,2 mil no segmento de com\u00e9rcio e repara\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos.<\/p>\n"},{"title":"ACSP concede colar Carlos de Souza Nazareth, sua maior honraria, a lojas ma\u00e7\u00f4nicas paulistas","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/acsp-concede-colar-carlos-de-souza-nazareth-sua-maior-honraria-a-lojas-maconicas-paulistas\/","author":{"name":"Edson Rossi"},"pubDate":"15\/07\/2025","caregories":["Centro SP","acsp","ag\u00eancia dc news","colar carlos de souza nazareth","dc news","getulio vargas","Grande loja ma\u00e7\u00f4nica do estado de s\u00e3o paulo","Grande Oriente do Brasil de S\u00e3o Paulo","Grande Oriente Paulista","revolu\u00e7\u00e3o de 1932"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64662","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Em cerim\u00f4nia realizada na tarde de ter\u00e7a-feira (15), na sede da Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP), no Centro Hist\u00f3rico da capital paulista, foram entregues \u00e0 Grande Loja Ma\u00e7\u00f4nica do Estado de S\u00e3o Paulo, ao Grande Oriente do Brasil de S\u00e3o Paulo e ao Grande Oriente Paulista o colar Carlos de Souza… Continuar lendo ACSP concede colar Carlos de Souza Nazareth, sua maior honraria, a lojas ma\u00e7\u00f4nicas paulistas<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Em cerim\u00f4nia realizada na tarde de ter\u00e7a-feira (15), na sede da Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP), no Centro Hist\u00f3rico da capital paulista, foram entregues \u00e0 Grande Loja Ma\u00e7\u00f4nica do Estado de S\u00e3o Paulo, ao Grande Oriente do Brasil de S\u00e3o Paulo e ao Grande Oriente Paulista o colar Carlos de Souza Nazareth, a maior honraria da ACSP. Os tr\u00eas homenageados deste ano se somam a outros 72 contemplados desde 2004 \u2013 no ano passado, os homenageados com o colar foram o Instituto Hist\u00f3rico e Geogr\u00e1fico de S\u00e3o Paulo, a Escola Polit\u00e9cnica da Universidade de S\u00e3o Paulo e o Rotary Club de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

O colar Calos de Souza Nazareth \u00e9 uma honraria criada para reverenciar o Movimento Constitucionalista de 1932. Souza Nazareth era o presidente da Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo \u00e0 \u00e9poca da revolu\u00e7\u00e3o. Como consta no documento oficial sobre a cerim\u00f4nia, a ACSP e seu presidente n\u00e3o apenas apoiaram seus associados como deram \u201cretaguarda \u00e0queles que iam para as fileiras armadas durante a Revolu\u00e7\u00e3o Constitucionalista\u201d. Souza Nazareth<\/a> comandou pessoalmente um sistema de suprimentos e apoio log\u00edstico ao ex\u00e9rcito paulista, integrado por militares e civis, que combateu a ditadura de Getulio Vargas em nome da restaura\u00e7\u00e3o dos direitos constitucionais.<\/p>\n\n\n\n

Foi a ACSP sob sua lideran\u00e7a que organizou a arrecada\u00e7\u00e3o de donativos e suprimentos e controlou a distribui\u00e7\u00e3o de material b\u00e9lico, al\u00e9m de coordenar ainda a emblem\u00e1tica Campanha do Ouro pelo Bem de S\u00e3o Paulo. Paulistano nascido em 1899, tinha 33 anos quando presidia a ACSP durante a revolu\u00e7\u00e3o. Com o fim do movimento de 1932, foi preso e deportado para Portugal, regressando ao Brasil dois anos depois, tornando-se deputado estadual. Morreu em 28 de mar\u00e7o de 1951, aos 52 anos. Seus restos mortais est\u00e3o depositados no Obelisco do Ibirapuera.<\/p>\n\n\n\n

Em nome das institui\u00e7\u00f5es homenageadas receberam o colar Jorge Anysio Haddad (gr\u00e3o-mestre da Grande Loja Ma\u00e7\u00f4nica do Estado de S\u00e3o Paulo), Ruberval Ramos Castello (gr\u00e3o-mestre do Grande Oriente do Brasil de S\u00e3o Paulo) e Fernando Fernandes (seren\u00edssimo gr\u00e3o-mestre do Grande Oriente Paulista). A ma\u00e7onaria no estado de tem hoje cerca de 50 mil integrantes.   <\/p>\n"},{"title":"CNC: c\u00e2mbio e infla\u00e7\u00e3o \u201cmant\u00eam o poder de compra apertado\u201d e limitam consumo. Tarifa\u00e7o amplia incerteza","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/cnc-cambio-e-inflacao-mantem-o-poder-de-compra-apertado-e-limitam-consumo-tarifaco-amplia-incerteza\/","author":{"name":"Vitor Nuzzi"},"pubDate":"15\/07\/2025","caregories":["Economia","acsp","ag\u00eancia dc news","c\u00e2mbio","cnc","com\u00e9rcio","consumo","dc news","d\u00f3lar","infla\u00e7\u00e3o","selic","tarifa\u00e7o","taxa de juros"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64326","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Apesar da \u201cligeira tr\u00e9gua\u201d da infla\u00e7\u00e3o (IPCA) em junho, os pre\u00e7os continuam em \u201cpatamar desconfort\u00e1vel\u201d, segundo a Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (CNC). A entidade projeta que a infla\u00e7\u00e3o oficial fechar\u00e1 o ano em 4,4%, perto do teto da meta e abaixo do IPCA de 2024 (4,83%). A… Continuar lendo CNC: c\u00e2mbio e infla\u00e7\u00e3o \u201cmant\u00eam o poder de compra apertado\u201d e limitam consumo. Tarifa\u00e7o amplia incerteza<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Apesar da \u201cligeira tr\u00e9gua\u201d da infla\u00e7\u00e3o (IPCA<\/a>) em junho, os pre\u00e7os continuam em \u201cpatamar desconfort\u00e1vel\u201d, segundo a Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (CNC). A entidade projeta que a infla\u00e7\u00e3o oficial fechar\u00e1 o ano em 4,4%<\/a>, perto do teto da meta e abaixo do IPCA de 2024 (4,83%). A estimativa \u00e9 inferior \u00e0 do boletim Focus<\/a>, do Banco Central, divulgada na segunda-feira (14): 5,17%, em queda h\u00e1 sete semanas. Segundo o economista da CNC Jo\u00e3o Vitor Gon\u00e7alves, a proje\u00e7\u00e3o da entidade para a infla\u00e7\u00e3o subir\u00e1 ap\u00f3s uma revis\u00e3o interna de modelo metodol\u00f3gico, j\u00e1 em andamento. Para a CNC, o cen\u00e1rio ficou mais \u201cnebuloso\u201d depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros. Fator que se soma \u00e0 infla\u00e7\u00e3o ainda alta e press\u00e3o dos custos para consumidores e empres\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

\u201cO efeito da nova rodada de tarifas volta a trazer incertezas para o cen\u00e1rio inflacion\u00e1rio\u201d, afirmou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes. Para ele, se por um lado o aumento do d\u00f3lar favorece a alta de custos, a dificuldade de exportar para os Estados Unidos pode redirecionar parte da produ\u00e7\u00e3o ao mercado interno, suavizando alguns pre\u00e7os. Ainda assim, a leitura da entidade \u00e9 que um poss\u00edvel excedente dom\u00e9stico n\u00e3o ser\u00e1 suficiente para compensar o choque cambial, j\u00e1 que a combina\u00e7\u00e3o de real mais fraco, servi\u00e7os ainda pressionados e energia el\u00e9trica em alta “mant\u00e9m o poder de compra apertado e limita espa\u00e7o para uma recupera\u00e7\u00e3o mais firme do consumo.\u201d <\/p>\n\n\n\n

O d\u00f3lar tem desvaloriza\u00e7\u00e3o durante o ano, mas voltou a subir ap\u00f3s o an\u00fancio do tarifa\u00e7o, o que para a CNC pode ter impacto sobre o IPCA neste segundo semestre. Apenas nesta segunda, a alta foi de 0,65%, levando o d\u00f3lar a R$ 5,58, maior valor em 40 dias. Segundo Jo\u00e3o Vitor Gon\u00e7alves, esse impacto ainda \u00e9 dif\u00edcil de mensurar \u2013 mesmo porque n\u00e3o se sabe se o tarifa\u00e7o ser\u00e1 mantido. \u201cA infla\u00e7\u00e3o responde tr\u00eas a quatro meses ap\u00f3s a varia\u00e7\u00e3o do c\u00e2mbio\u201d, disse. No Focus, a estimativa para o c\u00e2mbio est\u00e1 em R$ 5,65.<\/p>\n\n\n\n

Segundo o IBGE, apenas o item energia el\u00e9trica residencial subiu 2,96% em junho, com vig\u00eancia da bandeira tarif\u00e1ria vermelha patamar 1. Foi o item de maior impacto individual no m\u00eas (0,12 ponto percentual). O IPCA variou 0,24%. No primeiro semestre, a energia aumentou 6,93% \u2013 maior varia\u00e7\u00e3o para o per\u00edodo desde 2018 (8,02%).<\/p>\n\n\n\n

Em 12 meses, a infla\u00e7\u00e3o oficial est\u00e1 acumulada em 5,35%. \u201cA ligeira tr\u00e9gua de junho n\u00e3o muda a avalia\u00e7\u00e3o da CNC de que os pre\u00e7os continuam em patamar desconfort\u00e1vel para as fam\u00edlias e para o setor terci\u00e1rio\u201d, afirmou a entidade. \u201cO n\u00facleo de servi\u00e7os, indicador sens\u00edvel \u00e0 renda, subiu para 6,2% em 12 meses, mostrando que as press\u00f5es internas n\u00e3o cederam na velocidade desejada.\u201d A confedera\u00e7\u00e3o projeta infla\u00e7\u00e3o praticamente est\u00e1vel em julho (0,03%) e 4,4% para o ano. A taxa b\u00e1sica de juros (Selic) deve permanecer em 15% ao ano at\u00e9 dezembro. \u201cO Banco Central n\u00e3o encontrar\u00e1 espa\u00e7o seguro para cortes enquanto os n\u00facleos de infla\u00e7\u00e3o n\u00e3o cederem de forma consistente\u201d, disse Bentes. Ainda que parte da produ\u00e7\u00e3o seja direcionada ao mercado interno, a renda real \u201ccomprimida\u201d, cr\u00e9dito caro e infla\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os continuam \u201cexigindo cautela do setor terci\u00e1rio\u201d.<\/p>\n"},{"title":"ARTIGO, por Rafael Cortez: \u201cA geopol\u00edtica chegou para o Brasil: Trump e a reviravolta na pol\u00edtica brasileira\u201d","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/artigo-por-rafael-cortez-a-geopolitica-chegou-para-o-brasil-trump-e-a-reviravolta-na-politica-brasileira\/","author":{"name":"Bruna Lencioni"},"pubDate":"15\/07\/2025","caregories":["Artigos","Colunistas","Opini\u00e3o","acsp","ag\u00eancia dc news","agenciadcnews","consumo","dc news","donaldtrump","economia","geopolitica","neg\u00f3cios","pol\u00edtica","rafaelcortezpolitica","rafaelcorteztendenciasconsultoria","tarifa\u00e7odetrumpnobrasil","tarifadoseua","tendenciasconsultoria","trump","trumpebrasil"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=64574","description":"Era s\u00f3 para ser um 9 de julho corriqueiro na vida dos brasileiros e brasileiras. Os paulistas com um motivo para recuperar a tradi\u00e7\u00e3o guerreira do estado, dado a celebra\u00e7\u00e3o do anivers\u00e1rio da Revolu\u00e7\u00e3o Constitucionalista de 1932. Bairrismos e rivalidades \u00e0 parte, o 9 de julho de 2025 provavelmente n\u00e3o entraria para Hist\u00f3ria, at\u00e9 o… Continuar lendo ARTIGO, por Rafael Cortez: “A geopol\u00edtica chegou para o Brasil: Trump e a reviravolta na pol\u00edtica brasileira”<\/span><\/a>","content":"\n

Era s\u00f3 para ser um 9 de julho corriqueiro na vida dos brasileiros e brasileiras. Os paulistas com um motivo para recuperar a tradi\u00e7\u00e3o guerreira do estado, dado a celebra\u00e7\u00e3o do anivers\u00e1rio da Revolu\u00e7\u00e3o Constitucionalista de 1932. Bairrismos e rivalidades \u00e0 parte, o 9 de julho de 2025 provavelmente n\u00e3o entraria para Hist\u00f3ria, at\u00e9 o momento em que o mundo conheceu um documento oficial emitido pelo presidente norte-americano Donald Trump.<\/p>\n\n\n\n

A mensagem era clara: os Estados Unidos iniciar\u00e3o uma pr\u00e1tica de protecionismo comercial espec\u00edfica para o Brasil. A justificativa pouco ou quase nada estava associada \u00e0s quest\u00f5es de regras comerciais ou fluxo da troca de bens e servi\u00e7os entre os pa\u00edses. A raz\u00e3o para o comportamento norte-americano se mostraria bastante distinta. Nas palavras do mandat\u00e1rio americano: \u201cem parte por causa dos ataques insidiosos do Brasil contra elei\u00e7\u00f5es livres e \u00e0 viola\u00e7\u00e3o fundamental da liberdade de express\u00e3o dos norte-americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS (sic) \u00e0 plataformas de m\u00eddia social dos EUA, amea\u00e7ando-as com multas de milh\u00f5es de d\u00f3lares e expuls\u00e3o do mercado de m\u00eddia social brasileiro), a partir de 1\u00ba de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exporta\u00e7\u00f5es brasileiras enviadas para os Estados Unidos\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O governo brasileiro sinalizou que investiria na diplomacia para reverter o an\u00fancio feito por Trump e, em caso de insucesso, recorreria \u00e0 lei de reciprocidade econ\u00f4mica, sugerindo inclusive respostas n\u00e3o-tarif\u00e1rias. Grosso modo, uma combina\u00e7\u00e3o entre a defesa da soberania nacional, confian\u00e7a na pol\u00edtica e racionalidade nas decis\u00f5es econ\u00f4micas?<\/p>\n\n\n\n

Esse momento da Hist\u00f3ria n\u00e3o deve ser menosprezado, seja para quem pensa economia e o mundo dos neg\u00f3cios, seja \u00e0 luz das implica\u00e7\u00f5es pol\u00edticas dessa tens\u00e3o bilateral. Grosso modo, a a\u00e7\u00e3o americana materializa o que alguns pares emergentes e do mundo rico j\u00e1 descobriram na pr\u00f3pria pele: existe o tal do custo Trump e, que, de fato, geopol\u00edtica pode afetar o desempenho da economia em seus diferentes setores?<\/p>\n\n\n\n

Os ativos brasileiros passaram por um processo de valoriza\u00e7\u00e3o ao longo do governo Trump, em compara\u00e7\u00e3o com as demais economias emergentes, a despeito dos diversos problemas locais. A explica\u00e7\u00e3o principal para esse movimento era o \u201cexcepcionalismo brasileiro\u201d, ou seja, uma combina\u00e7\u00e3o de desimport\u00e2ncia relativa brasileira para os EUA com distanciamento dos problemas geopol\u00edticos mais centrais, tais como guerra e fluxo imigrat\u00f3rio. Assim, a despeito da volatilidade decorrente do choque de incerteza, o Brasil seguia com expectativas mais alvissareiras para a economia.<\/p>\n\n\n\n

A carta de Trump potencialmente enterra a perspectiva da excepcionalidade brasileira. De um cen\u00e1rio de parceria distante, passamos para uma agenda bilateral concreta que, grosso modo, tem implica\u00e7\u00f5es para elei\u00e7\u00e3o presidencial e para a cena econ\u00f4mica.<\/p>\n\n\n\n

Fiquemos com o que j\u00e1 sabemos no plano pol\u00edtico. O primeiro efeito diz respeito ao jogo de poder no interior da direita brasileira. As manifesta\u00e7\u00f5es de Trump dificultam o acordo Bolsonaro-Tarc\u00edsio. O bolsonarismo aposta na liga\u00e7\u00e3o com presidente dos EUA para se manter relevante no campo, mesmo com a cassa\u00e7\u00e3o dos direitos pol\u00edticos. As manifesta\u00e7\u00f5es de Trump aumentam a probabilidade de uma escolha no \u00e2mbito do n\u00facleo familiar.<\/p>\n\n\n\n

O segundo efeito \u00e9 o aumento da rejei\u00e7\u00e3o do ex-presidente Bolsonaro junto ao eleitorado brasileiro. Trata-se do mesmo movimento nos demais pa\u00edses que foram impactados pelo trumpismo nas suas pol\u00edticas dom\u00e9sticas: quem se op\u00f5e ao Trump na cena local ganha popularidade e eventualmente vence elei\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Esse aumento de rejei\u00e7\u00e3o deve tamb\u00e9m se estender aos nomes mais pr\u00f3ximos ao ex-presidente, incluindo o governador de S\u00e3o Paulo, Tarc\u00edsio de Freitas. O pr\u00f3prio governador usou o bon\u00e9 do movimento Make America Great Again <\/em>em sinaliza\u00e7\u00e3o \u00e0 uma parte do eleitorado de direita. Tarc\u00edsio n\u00e3o consegue fazer uma candidatura competitiva sem apoio do ex-presidente. Assim, fica mais dif\u00edcil se descolar em caso de choques como parece ser a presen\u00e7a mais forte de Trump na pol\u00edtica local.<\/p>\n\n\n\n

O terceiro efeito diz respeito aos termos do debate pol\u00edtico. A presen\u00e7a de Trump na pol\u00edtica dom\u00e9stica d\u00e1 o tom nacionalista a campanha de reelei\u00e7\u00e3o que somado ao debate distributivista \u201cricos versus pobres\u201d tiram o governo Lula de uma agenda negativa. Assim, a avalia\u00e7\u00e3o do governo Lula pode ganhar trajet\u00f3ria mais positiva at\u00e9 a disputa presidencial que passar\u00e1 a enfrentar atores com dupla rejei\u00e7\u00e3o alta: Trump e Bolsonaro.<\/p>\n\n\n\n

O hist\u00f3rico sugere benef\u00edcios eleitorais para as for\u00e7as pol\u00edticas que se op\u00f5em ao presidente dos EUA. Os resultados eleitorais foram profundamente impactado por Trump em pa\u00edses de perfis bastante distintos. Grosso modo, Trump manteve os liberais no poder no Canad\u00e1, Indon\u00e9sia e na Austr\u00e1lia. Refor\u00e7ou a popularidade da esquerda no M\u00e9xico e limitou o resultado eleitoral da direita nacionalista na Alemanha.<\/p>\n\n\n\n

Se a motiva\u00e7\u00e3o para a carta \u00e9, de fato, a posi\u00e7\u00e3o do ex-presidente Bolsonaro e manifesta\u00e7\u00f5es judiciais do STF, os riscos s\u00e3o enormes. \u00c9 pouco cr\u00edvel imaginar que a amea\u00e7a de Trump altere o comportamento de organiza\u00e7\u00f5es que representam a soberania do Estado brasileiro. No plano pol\u00edtico, o custo do projeto da anistia se tornou exorbitante e faz pouco sentido sua aprova\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Dito de outro modo: o Brasil n\u00e3o tem o que entregar para responder \u00e0s motiva\u00e7\u00f5es de Trump. Os riscos de nova a\u00e7\u00e3o americana n\u00e3o s\u00e3o desprez\u00edveis.

RAFAEL CORTEZ<\/strong>
Doutor em Ci\u00eancia Pol\u00edtica (USP), professor do IDP-SP e s\u00f3cio da Tend\u00eancias Consultoria.<\/p>\n\n\n\n

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[AG\u00caNCIA DC NEWS]. O varejo brasileiro est\u00e1 sentado sobre um tesouro que ainda n\u00e3o aprendeu a explorar: seus pr\u00f3prios dados. Para Narques Roberto, diretor de vendas para varejo na Oracle, a transforma\u00e7\u00e3o digital do setor n\u00e3o depende apenas da ado\u00e7\u00e3o de novas tecnologias, mas do uso inteligente daquilo que j\u00e1 est\u00e1 \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o. \u201cOs dados j\u00e1 existem, mas quase ningu\u00e9m olha para isso com profundidade\u201d, afirma. Segundo ele, h\u00e1 um foco excessivo em ferramentas da moda (como a intelig\u00eancia artificial), enquanto os fundamentos da opera\u00e7\u00e3o continuam mal aproveitados. \u201cO varejo brasileiro est\u00e1 mais preocupado em sobreviver do que em encontrar alternativas para seu modelo de neg\u00f3cio prosperar\u201d, afirma. A consequ\u00eancia, diz o executivo, \u00e9 um setor que muitas vezes anda em c\u00edrculos, sem conseguir gerar novas receitas a partir da pr\u00f3pria base de clientes.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com o avan\u00e7o da digitaliza\u00e7\u00e3o em diversos segmentos, o cen\u00e1rio brasileiro ainda \u00e9 marcado por gargalos estruturais e culturais. Muitas empresas seguem operando com sistemas antigos (ou legados) que n\u00e3o se conversam, o que gera altos custos de integra\u00e7\u00e3o e dificulta o uso de solu\u00e7\u00f5es em nuvem \u2014 mais modernas e escal\u00e1veis. \u201cExistem empresas que ganham dinheiro s\u00f3 criando pontes entre sistemas que n\u00e3o foram feitos para funcionar juntos\u201d, diz Narques. Para ele, a barreira tecnol\u00f3gica ainda \u00e9 relevante, mas est\u00e1 longe de ser o principal entrave. O maior problema, afirma, \u00e9 a resist\u00eancia \u00e0 mudan\u00e7a: conselhos engessados, fornecedores antigos e uma mentalidade voltada ao curto prazo travam o crescimento de redes que, em tese, j\u00e1 t\u00eam tudo para operar melhor. \u201cFalta ado\u00e7\u00e3o real.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Um levantamento recente da EY mostra que 34%<\/a> dos varejistas no mundo j\u00e1 reconhecem as tecnologias emergentes como for\u00e7as disruptivas no setor. No Brasil, a an\u00e1lise de dados aparece como uma das prioridades nos investimentos em inova\u00e7\u00e3o, ao lado da intelig\u00eancia artificial. Mas, segundo Narques, ainda h\u00e1 um descompasso entre discurso e pr\u00e1tica. A maior parte dos executivos at\u00e9 fala em transforma\u00e7\u00e3o digital, mas poucos exploram de fato o potencial que j\u00e1 est\u00e1 embarcado em suas plataformas atuais. \u201cNa Oracle, por exemplo, temos mais de 50 agentes de IA embutidos no ERP. E mesmo assim, s\u00f3 30% dos clientes acessaram essas fun\u00e7\u00f5es\u201d, relata. O desafio, portanto, n\u00e3o est\u00e1 s\u00f3 em inovar \u2013 mas em usar bem o que j\u00e1 se tem. Confira, a seguir, a entrevista.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013 O que falta para o varejo brasileiro conseguir operar com mais efici\u00eancia?<\/strong>
NARQUES ROBERTO \u2013<\/strong> O varejo brasileiro ainda n\u00e3o consegue usar bem os seus pr\u00f3prios dados. Est\u00e1 mais preocupado em sobreviver do que em encontrar alternativas para seu modelo de neg\u00f3cio prosperar. A maioria ainda vende o b\u00e1sico: arroz, feij\u00e3o e iogurte, mas esquece que, se colocar um servi\u00e7o adicional \u2013 como um a\u00e7ougue, padaria ou caf\u00e9. Isso pode aumentar a perman\u00eancia do cliente na loja e, com isso, a receita. Os dados que indicam se h\u00e1 p\u00fablico para movimentos como esses j\u00e1 existem na opera\u00e7\u00e3o, mas quase ningu\u00e9m olha para isso com profundidade.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Esse problema vem da tecnologia ou da cultura das empresas?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> \u00c9 uma combina\u00e7\u00e3o. Boa parte ainda depende de sistemas antigos, feitos por fornecedores locais. A empresa at\u00e9 quer mudar, mas n\u00e3o consegue integrar com o novo. Da\u00ed entra outro problema: o custo de integra\u00e7\u00e3o. Isso virou at\u00e9 um mercado pr\u00f3prio no Brasil. Existem empresas que ganham dinheiro s\u00f3 criando pontes entre sistemas que n\u00e3o se conversam. Resolver esse gargalo pode representar dois, tr\u00eas, at\u00e9 quatro anos de sobrevida para um sistema que j\u00e1 devia ter sido trocado.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Mas h\u00e1 sinais de mudan\u00e7a?
ROBERTO \u2013<\/strong> Sim. Muitos supermercados est\u00e3o mudando o formato das lojas. Alguns grandes viraram atacarejos e os pequenos est\u00e3o adicionando servi\u00e7os. Isso s\u00f3 acontece porque algu\u00e9m olhou os dados e percebeu que, se o cliente j\u00e1 est\u00e1 na loja, ele pode comprar mais coisas se elas estiverem dispon\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Pode dar mais detalhes em como a tecnologia ajuda nesses movimentos?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> A tecnologia permite mostrar, por exemplo, que tipo de servi\u00e7o ou categoria pode ser inclu\u00edda na loja para gerar mais receita. Plataformas como a que usamos aqui na Oracle, cruzam o caminho que o consumidor faz na loja, com o mix de produtos dispon\u00edveis e prop\u00f5em solu\u00e7\u00f5es. Mas implementar ainda \u00e9 dif\u00edcil. Muitas vezes, o gestor precisa convencer s\u00f3cios, conselhos e a fam\u00edlia. Leva tempo.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> A integra\u00e7\u00e3o entre sistemas ainda \u00e9 o maior obst\u00e1culo?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Sem d\u00favida. Muitas redes de varejo trabalham com sistemas legados desenvolvidos sob demanda por empresas locais. Quando tentam migrar para uma solu\u00e7\u00e3o mais robusta, o custo de integra\u00e7\u00e3o \u00e9 muito alto. \u00c9 por isso que uma plataforma \u00fanica, em nuvem, com solu\u00e7\u00f5es embarcadas de ponta a ponta, como a da Oracle, ajuda a reduzir esse tipo de dor. Voc\u00ea elimina a necessidade de conectar ferramentas distintas que n\u00e3o foram feitas para conversar.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> E como o consumidor final est\u00e1 influenciando essas mudan\u00e7as?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Ele quer menos atrito. Quer entrar na loja, comprar e sair. Isso est\u00e1 for\u00e7ando os varejistas a investirem em solu\u00e7\u00f5es de autoatendimento. A gente v\u00ea lojas que tinham tr\u00eas caixas com tr\u00eas funcion\u00e1rios e agora est\u00e3o operando com dois self-checkouts \u2013e um \u00fanico funcion\u00e1rio auxiliar. Isso reduz custos e melhora a experi\u00eancia. \u00c9 uma tend\u00eancia forte principalmente nas lojas de conveni\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> No varejo f\u00edsico, h\u00e1 inova\u00e7\u00e3o al\u00e9m do autoatendimento?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Sim. J\u00e1 existem solu\u00e7\u00f5es que cruzam dados do cliente com sua jornada de compra em tempo real. Um exemplo \u00e9 a Dufry [multinacional su\u00ed\u00e7a, especializada em lojas duty-free], que identifica pelo n\u00famero do passaporte se o consumidor \u00e9 um viajante internacional. Se for, aplica isen\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria no ato. Se n\u00e3o for, cobra o pre\u00e7o cheio. Isso s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel com sistemas integrados e baseados em nuvem.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> O varejo brasileiro est\u00e1 muito atr\u00e1s em inova\u00e7\u00e3o?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> A diferen\u00e7a n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 de tecnologia, mas de velocidade na ado\u00e7\u00e3o. Nos EUA, vemos redes de farm\u00e1cias que compraram planos de sa\u00fade para controlar o ciclo inteiro da receita \u2014 desde a prescri\u00e7\u00e3o at\u00e9 a venda do rem\u00e9dio. Isso ampliou a margem e criou um ecossistema pr\u00f3prio. Aqui, ainda temos um varejo travado por regulamenta\u00e7\u00f5es e lobbies. Por exemplo, supermercados n\u00e3o podem vender medicamentos sem prescri\u00e7\u00e3o por quest\u00f5es regulat\u00f3rias. Isso mant\u00e9m o mercado fragmentado.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Mas as tend\u00eancias internacionais chegam eventualmente?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Sim, s\u00f3 demoram. G\u00eameos digitais, por exemplo, j\u00e1 s\u00e3o realidade nos Estados Unidos. Eles permitem que o varejista emule uma loja nova com base em dados reais de centenas de unidades. Assim, ele consegue saber, antes mesmo de abrir a loja, qual layout vai funcionar melhor, qual o sortimento ideal e como ser\u00e1 o fluxo. Isso evita investir errado e aumenta a chance de sucesso. Aqui, essa tecnologia deve chegar com for\u00e7a em dois ou tr\u00eas anos.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> E o impacto de tecnologias como a intelig\u00eancia artificial?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> A IA virou a palavra da moda, especialmente depois da \u00faltima NRF. Mas o uso ainda \u00e9 superficial. A maior parte dos varejistas diz que est\u00e1 usando, mas poucos t\u00eam um caso real de aplica\u00e7\u00e3o. O problema \u00e9 que a maioria n\u00e3o sabe nem que essas ferramentas j\u00e1 est\u00e3o dispon\u00edveis nas solu\u00e7\u00f5es que contratou. Na Oracle, por exemplo, temos 52 agentes de IA embarcados no ERP, mas s\u00f3 30% dos nossos clientes acessaram essas funcionalidades. O desafio \u00e9 fazer com que eles passem a usar.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Existe custo adicional para essas ferramentas?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> No nosso caso, n\u00e3o. A IA est\u00e1 inclu\u00edda no contrato SaaS. A Oracle decidiu n\u00e3o cobrar separadamente por isso, justamente para incentivar o uso. Queremos que o cliente evolua com a tecnologia. \u00c9 um diferencial nosso, especialmente em um pa\u00eds onde tudo \u00e9 cinco, seis vezes mais caro devido \u00e0 moeda.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> Com o aumento da competitividade, esse tipo de vantagem pode ser decisivo?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Com certeza. Ainda mais em um mercado como o brasileiro, onde a concorr\u00eancia local \u00e9 fort\u00edssima. Por isso, oferecer uma cadeia completa de solu\u00e7\u00f5es integradas [da compra do produto at\u00e9 a venda final] \u00e9 um grande diferencial. Isso elimina a dor de integrar sistemas e ajuda o varejista a operar com mais agilidade e menor custo.<\/p>\n\n\n\n

AG\u00caNCIA DC NEWS \u2013<\/strong> O futuro do varejo depende, ent\u00e3o, de conseguir usar melhor o que j\u00e1 tem?<\/strong>
ROBERTO \u2013<\/strong> Exatamente. N\u00e3o falta ferramenta. Falta ado\u00e7\u00e3o real. O cliente j\u00e1 tem os dados, j\u00e1 tem os sistemas, j\u00e1 tem acesso \u00e0 IA. S\u00f3 precisa come\u00e7ar a usar.<\/p>\n"},{"title":"Agro: soja aumenta volume exportado, mas pre\u00e7o cai. Caf\u00e9 exporta menos, mas pre\u00e7o de venda \u00e9 recorde","link":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/soja-aumenta-volume-exportado-preco-cai-cafe-exporta-menos-mas-valor-recorde\/","author":{"name":"Vitor Nuzzi"},"pubDate":"14\/07\/2025","caregories":["Economia","acsp","ag\u00eancia dc news","agroneg\u00f3cio","caf\u00e9","carnes","celulose","comercio exterior","dc news","exporta\u00e7\u00f5es","minist\u00e9rio da agricultura e pecu\u00e1ria","soja"],"guid":"https:\/\/agenciadcnews.com.br\/?p=63986","description":"[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Os dois principais produtos da pauta brasileira de agroexporta\u00e7\u00e3o no primeiro semestre \u2013 soja e caf\u00e9 \u2013 tiveram comportamentos distintos, devido ao pre\u00e7o m\u00e9dio no mercado. Um teve alta em volume e queda em valor, enquanto outro vendeu mais em d\u00f3lares e menos em toneladas. Com 31% das vendas totais, a soja…
Continuar lendo Agro: soja aumenta volume exportado, mas pre\u00e7o cai. Caf\u00e9 exporta menos, mas pre\u00e7o de venda \u00e9 recorde<\/span><\/a>","content":"\n

[AG\u00caNCIA DC NEWS]. Os dois principais produtos da pauta brasileira de agroexporta\u00e7\u00e3o no primeiro semestre \u2013 soja e caf\u00e9 \u2013 tiveram comportamentos distintos, devido ao pre\u00e7o m\u00e9dio no mercado. Um teve alta em volume e queda em valor, enquanto outro vendeu mais em d\u00f3lares e menos em toneladas. Com 31% das vendas totais, a soja em gr\u00e3os somou US$ 25,4 bilh\u00f5es, queda de 8,9% em rela\u00e7\u00e3o a igual per\u00edodo do ano passado. J\u00e1 o volume (64,9 milh\u00f5es de toneladas) cresceu 1,2%. Segundo o Minist\u00e9rio da Agricultura e Pecu\u00e1ria (Mapa), o pre\u00e7o m\u00e9dio da oleaginosa caiu 10% no mercado internacional. \u201cDessa maneira, mesmo com o volume recorde para o per\u00edodo em toda a s\u00e9rie hist\u00f3rica, a cifra negociada foi somente a quarta maior desde 1997, atr\u00e1s dos valores registrados em 2023, 2022 e 2024\u201d, afirmou em nota<\/a>. A China responde por 74,6% das exporta\u00e7\u00f5es brasileiras de soja, com valor de US$ 19 bilh\u00f5es. Em menor escala, depois v\u00eam Uni\u00e3o Europeia (US$ 1,7 bilh\u00e3o, 6,5%), Tail\u00e2ndia (US$ 648,1 milh\u00f5es, 2,5%), Turquia (US$ 635,5 milh\u00f5es, 2,5%) e Ir\u00e3 (US$ 500,2 milh\u00f5es, 2%).<\/p>\n\n\n\n

Com o caf\u00e9, o comportamento foi o oposto: as exporta\u00e7\u00f5es ca\u00edram em volume (-17,5%, para 1,1 milh\u00e3o de toneladas) e cresceram em valor (+47,4%). \u201cA eleva\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os m\u00e9dios de exporta\u00e7\u00e3o em 78,7% ante o per\u00edodo precedente foi determinante para que se alcan\u00e7asse o maior valor j\u00e1 comercializado na s\u00e9rie hist\u00f3rica\u201d, afirmou o Mapa. O valor passou de US$ 4,9 bilh\u00f5es, em 2024, para US$ 7,2 bilh\u00f5es. Seu destino \u00e9 majoritariamente a Uni\u00e3o Europeia, que registrou 46,5% de market share: US$ 3,3 bilh\u00f5es, crescimento de 39,5%. Depois v\u00eam os Estados Unidos, com 16,3% de participa\u00e7\u00e3o e US$ 1,2 bilh\u00e3o em vendas e alta de 38,8% sobre 2024). As vendas para o Jap\u00e3o (US$ 474,8 milh\u00f5es) aumentaram 89,4% e as exporta\u00e7\u00f5es para a Turquia (US$ 280,9 milh\u00f5es), alta de 90,7%.<\/p>\n\n\n\n

Soja, carne e caf\u00e9 responderam 60% das exporta\u00e7\u00f5es do agroneg\u00f3cio brasileiro no primeiro semestre, segundo o Mapa. No total, as vendas brasileiras ao exterior somaram US$ 82 bilh\u00f5es, valor muito pr\u00f3ximo (-0,2%) a igual per\u00edodo no ano passado. Mesmo com valor ligeiramente menor, o setor responde por quase metade das exporta\u00e7\u00f5es brasileiras: 49,5%, ante 49,3% em 2024. As importa\u00e7\u00f5es cresceram 6,1% e totalizaram US$ 10,1 bilh\u00f5es. A participa\u00e7\u00e3o entre os importados pelo Brasil caiu de 7,6% para 7,4%. Mas muitos insumos tiveram alta, como fertilizantes e defensivos agr\u00edcolas.<\/p>\n\n\n\n

Os Estados Unidos s\u00e3o o terceiro principal destino das vendas brasileiras, com 8,1% de participa\u00e7\u00e3o, mas em alguns itens o mercado norte-americano tem presen\u00e7a bem maior. S\u00e3o os casos do caf\u00e9, com 16,3% de participa\u00e7\u00e3o, e principalmente do suco de laranja, com 43,6%. A China segue na lideran\u00e7a nas exporta\u00e7\u00f5es do agro nacional, com 33,8% de participa\u00e7\u00e3o. O segundo lugar entre os destinos \u00e9 a Uni\u00e3o Europeia: US$ 12 bilh\u00f5es (+8,7% sobre 2024) e 14,7% de participa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

No caso da carne bovina in natura, as exporta\u00e7\u00f5es tiveram alta e bateram recorde tanto em valor (US$ 6,6 bilh\u00f5es) como em volume (1,3 milh\u00e3o de toneladas): 27,7% e 13%, respectivamente. Foi o terceiro item da pauta brasileira no primeiro semestre. A cota\u00e7\u00e3o m\u00e9dia no per\u00edodo tamb\u00e9m subiu 13%. Mais uma vez, a China foi o principal mercado, com 48,8% de participa\u00e7\u00e3o. As vendas cresceram 27,6% e somaram US$ 3,2 bilh\u00f5es. Com os Estados Unidos, a alta foi bem maior: 142%, para US$ 791,2 milh\u00f5es, e participa\u00e7\u00e3o de 12,1%.<\/p>\n\n\n\n

\n

EXPORTA\u00c7\u00d5ES DO AGRONEG\u00d3CIO<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Dez principais produtos<\/strong> \/ 1\u00ba semestre<\/strong><\/p>\n\n\n\n