Notícias

Movimentação financeira no Carnaval em Campinas

Considerando que o Carnaval deste ano, previsto para o período de 22 a 25 de fevereiro, a perspectiva de movimentação financeira em Campinas estimada será muito pouco expressiva, tendo em vista a difícil situação pela qual passa a nossa economia.

Tomando-se por base os dados do Carnaval do ano passado (2019), temos:

Movimentação 2020 (R$ milhões) 2019 (R$ milhões) %
– Consumo em Bailes de Carnaval 2,9 2,7 7,4
– Desfiles Populares —x— —x— —x—
– Material e Fantasias 1,2 1,1 9,1
– Consumo de Bebidas e Alimentação 3,1 2,9 6,9
– Total 7,2 6,7 7,5

O aumento nominal de 7,5% previsto este ano, em relação à movimentação financeira de 2019, implica um aumento real de 2,9%, descontado o índice de 4,48% da inflação do ano passado (2019). O crescimento real, no entanto, reflete a elevada carga tributária que é imposta pelo Governo, principalmente em relação a bebidas alcoólicas, elevando os preços das principais mais consumidas no Carnaval:

  • Cachaça ………… 81,8% de Impostos
  • Vodca ……………. 81,5% de Impostos
  • Caipirinha ……… 76,6% de Impostos
  • Uísque …………… 67,0% de Impostos
  • Chope ……………. 62,2% de Impostos
  • Cerveja ………….. 42,6% de impostos (a mais baixa entre as bebidas alcoólicas)

A participação do Turismo no Carnaval campineiro ainda é pouco expressiva, diferentemente do que acontece com o turismo em localidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e as capitais do Nordeste.

Finalmente, constata-se que a movimentação do Carnaval em Campinas não é muito significativa, e, quando se avalia a sua participação dentro do comércio varejista da cidade, não vai além de 0,23% das vendas totais do mês.

Laerte Martins

Economista / Diretor – ACIC – Janeiro/2020