Agenda

Associação Comercial de Santos ficará aberta para visitação neste sábado (5)

Público poderá visitar os salões da instituição e ver as obras de Benedito Calixto

Um dia após a entrega das obras de modernização da Associação Comercial de Santos, ocorrida nesta sexta-feira (4), a instituição de 147 anos abrirá suas portas no sábado (5), das 10 às 14 horas, para visitação pública.

Quem vier ao Centro de Santos e quiser conhecer a entidade irá ver de perto grandes quadros do pintor Benedito Calixto, localizados na Sala da Presidência (conforme imagens abaixo).

cid:image005.jpg@01D3E2F4.B95AA760
cid:image006.jpg@01D3E2F4.B95AA760

Algumas páginas do Livro de Ouro da ACS, com assinaturas de presidentes ilustres, estarão expostas em quadros. Há, inclusive, duas delas assinadas por D. Pedro I.

A ACS está localizada na Rua XV de Novembro, 137, esquina com a Rua Riachuelo, Centro – Santos.

Obra de modernização

A grande obra de modernização do prédio-sede da ACS durou um ano e quatro meses. Mais de dois mil metros quadrados de história foram revitalizados. A cerimônia de entrega será às 18 horas e contará com a presença do governador de São Paulo, Marcio França.

O prédio da ACS é Nível de Proteção 2 (NP-2), conforme decisão pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), que protege fachada, telhado e volumetria.

Com autorização do órgão, foram feitos restauro, pintura e lavagem da frente do prédio, ressaltando belezas como as caravelas presentes na entrada e o nome da instituição, com a grafia original revelando “Associação Commercial”, ainda com duas letras “m”.

O novo auditório, que conta com sistema de projeção de última geração, ampliou sua capacidade de 90 para 150 lugares. O espaço poderá ser alugado pelos sócios e pelo público em geral.

Um novo elevador foi instalado, com capacidade para 13 lugares. A modernização inclui, ainda, novo mobiliário, modernos equipamentos, além de novas instalações.