Começou nesta segunda (27), no Hotel Tauá, em Atibaia SP, o 20º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A cerimônia de abertura do evento, que marcam os 60 anos da entidade, foi aberta pelo presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, e contou com a presença do vice-governador Felício Ramuth, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e do secretário especial de Projetos Estratégicos, do governo Tarcísio de Freitas, Guilherme Afif Domingos.
Cotait deixou claro a importância da união das associações comerciais do estado de São Paulo na defesa do empreendedorismo e da livre iniciativa.
Participaram também o deputado federal e vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, que representou o presidente da Câmara Federal, Arthur Lyra, e o deputado estadual, Itamar Borges, representando o presidente da Assembleia Legislativa, André do Padro.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait, assinou o convênio de cooperação técnica entre o Sebrar-SP e a Facesp, por meio do CMEC, para capacitar as MPEs estabelecidas no estado.
Também assinaram o documento, Nelson Hervey, superintendente do Sebrae-SP, e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, que falou a importância das Associações Comerciais para a geração de empregos e para o empreendedorismo.
O vice-presidente da Facesp na região de Campinas, Guilherme Campos, falou sobre sua trajetória à frente da ACIC Campinas e da Federação, além de destacar o trabalho da atual presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi, também secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, que abordou a importância do empreendedorismo feminino e a força das mulheres.
Em seguida, o secretário Gilberto Kassab falou sobre a importância de um evento como o Congresso da Facesp. “Num tempo em que os eventos estão acontecendo de maneira remota, um congresso como este é uma homenagem ao trabalho do presidente e dos vice-presidentes desta entidade tão fundamental para o empreendedorismo no estado de São Paulo”, disse.
Já Guilherme Afif Domingos, homenageado e lembrado por todos como uma das principais figuras da história da Facesp, lembrou como é fundamental a força do empreendedorismo, representado pelas ACs: ”Temos que tirar o estado das nossas costas. Somos uma força importante e tenho certeza que unidos conseguiremos remover os obstáculos que atrapalham e complicam o dia a dia do empreendedor”.
Afif também destacou a importância de ampliar o Programa Jovem Aprendiz, permitindo que a MPEs também possa contratar jovens aprendizes, um projeto que está em análise no Congresso Nacional. Ele defendeu a inclusão das cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas na proposta de Estatuto do Aprendiz (PL 6461/19). Segundo ele, a legislação atual incentiva a contratação de aprendizes apenas nas médias e grandes empresas.
Falaram também o deputado Marco Bertaiolli, um dos principais representantes do empreendedorismo na Câmara Federal, que também comemorou a realização do congresso após a pandemia. ”Estamos homenageando o trabalho de todos, especialmente o esforço do presidente Cotait”, ressaltou.
UNIÃO DAS ACs
O vice-governador e governador em exercício, Felício Ramuth, representou o governador Tarcísio de Freitas, que está em viagem internacional, salientou a importância da união das Associações Comerciais do Estado para a economia, deixando claro o apoio fundamental do governo Tarcísio ao empreendedorismo e à livre-iniciativa.
“Vocês, de fato, representam a geração de renda no nosso País. Quero cumprimentá-los por garantir os empregos”, finalizou Ramuth.
A abertura do Congresso também contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis
Acesse as fotos do Congresso: https://bit.ly/3Gk85L8