A diretoria da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí reuniu-se com Humberto Cereser, novo gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, para fortalecer o relacionamento entre o poder público e a entidade, além de apresentar demandas dos empreendedores que podem contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.
A presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, parabenizou o empresário Humberto por sua nomeação e destacou que, neste ano, iniciou visitas a diversos bairros para ouvir os comerciantes.
No primeiro bairro visitado, Vila Arens, Leandra percebeu que os comerciantes têm grandes expectativas em relação à ACE, inclusive sobre questões que não são diretamente da alçada da entidade, e solicitou ações emergenciais no local. “Vamos ouvi-los e manter um diálogo com o poder público para entender o que pode ser feito”, explicou. “Na Vila Arens, por exemplo, há um desafio geográfico devido à proximidade da estação ferroviária, o que aumenta a presença de pessoas em situação de rua. Por isso, é essencial reforçar o policiamento no bairro.”
Ainda sobre a Vila Arens, a presidente demonstrou preocupação com o fechamento da praça da igreja e sugeriu a criação de um movimento conjunto entre o poder público, comerciantes e a população para revitalizar o espaço. Ela também entregou a Humberto um ofício solicitando autorização para o uso da Praça Governador Pedro de Toledo nas ações de Natal 2025. Segundo a presidente, o projeto, realizado via Lei Rouanet, poderia ser expandido para outros bairros. “Queremos ampliar cada vez mais os aportes das empresas por meio dessa lei de incentivo para levar ações a diferentes regiões da cidade.”
O vice-presidente da ACE, Orlando Fabrício, questionou o andamento do projeto de revitalização do Centro. “A região está muito degradada. A iluminação ainda é insuficiente. Precisamos trazer vida noturna para o local.”
Humberto respondeu que a revitalização da área central faz parte do plano de governo. “Vamos atuar tanto na região central quanto nos centros comerciais dos bairros. Acreditamos que incentivar a moradia na área pode gerar o movimento que o Centro precisa.”
Outros temas discutidos na reunião incluíram parcerias para qualificação de mão de obra para preencher vagas na cidade, o programa Jundiaí Empreendedora e a FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços.
A reunião contou com a presença do assessor especial de Desenvolvimento Econômico, Mark William Ormenese Monteiro; da diretora do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços, Cida Gibrail; e da gestora da ACE Jundiaí, Sandra Girardi Melchíades.