Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Ações preventivas do Observatório Social de Franca geram economia estimada em R$ 2,8 mi

Notícias 22 de maio de 2019

O Observatório Social do Brasil, unidade de Franca, apresentou na tarde de ontem o seu segundo relatório quadrimestral de atividades. O evento, realizado na sede do próprio Observatório, contou com a presença de 33 pessoas, dentre elas mantenedores, voluntários, empresários e lideranças da comunidade francana.

Na oportunidade, foram abordados assuntos relacionados à prestação de contas do Observatório Social, com destaque para o monitoramento e acompanhamento de licitações e contratos administrativos realizados pela Prefeitura Municipal de Franca, no período compreendido entre outubro de 2018 e início deste mês. Também foi apresentado um levantamento em que constou uma economia em ações preventivas estimada em, aproximadamente, R$ 2,8 milhões. A estimativa segue a metodologia utilizada por todo sistema nacional de Observatórios Sociais do Brasil.

“Os resultados apresentados mostram que o Observatório Social de Franca tem cumprido seu objetivo de prestar um bom serviço à comunidade. A adesão da população ao Observatório também tem sido motivo de satisfação e alegria, para nós”, afirma o presidente do Observatório Social de Franca, Nilton Colmanetti.

Como organização sem fins lucrativos, o OSB-Franca possui Conselho Administrativo, Deliberativo e Fiscal, contando no total com 14 (catorze) membros, todos voluntários comprometidos com a correta aplicação dos recursos públicos.

Sobre o OSF

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social monitora as compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Foi fundado em Franca por iniciativa do G6: Grupo Político Suprapartidário composto pelas entidades: ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca; Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), OAB (13º Subseção de Franca), Maçonaria de Franca e Região, Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) e Unimed.

O Observatório Social atua em frentes, como: educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas; a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.

 

 
 
 
 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE