Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais levam demandas da classe empreendedora a candidatos e se consolidam como espaços democráticos

Notícias 30 de setembro de 2024

Legítimas representantes da classe empreendedora, da livre iniciativa e das micro e pequenas empresas, as Associações Comerciais desempenham um papel fundamental no processo de escolha de prefeitos e vereadores e se consolidam como espaços democráticos. 

Por meio de sabatinas, encontros e debates, o sistema associativista atua como uma ponte entre os geradores de emprego e renda com aqueles que administrarão as cidades pelos próximos quatro anos. 

Com credibilidade e independência, as entidades contribuem com o fortalecimento da democracia e criam a oportunidade de os associados dialogarem diretamente com os futuros gestores públicos. 

“Ao aproximar a classe empreendedora da Política, as ACs possibilitam que as vozes daqueles que verdadeiramente fazem a roda da economia girar sejam ouvidas, enriquecendo a disputa com questões que, de fato, interessem a sociedade”, afirmou Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Facesp. 

COMPROMISSOS 

A Rede Facesp também aproveita estes espaços de diálogo para firmar compromissos em torno de pautas que estimulem um melhor ambiente de negócios. 

“Muitas demandas apresentadas são negligenciadas ou desconhecidas pelos políticos. Ao promover estes encontros, o sistema associativista cria o ambiente ideal para que as propostas possam ser amplamente discutidas, com o objetivo de construir soluções conjuntas a problemas comuns que nos afligem, como a diminuição da burocracia”, afirmou Cotait. 

Ao se inserir neste processo de escolha, as ACs, além de trazer à tona questões relevantes, incentivam os candidatos a se comprometerem com ações concretas que atendam diretamente às necessidades do comércio, do varejo, dos prestadores de serviços, enfim, das pequenas e médias empresas em geral. 

LIBERDADE ECONÔMICA 

Um dos grandes exemplos do protagonismo e da importância das Associações Comerciais se fazerem presentes nas eleições é a mobilização em torno da Lei da Liberdade Econômica.

A Rede Facesp lançou a plataforma maisliberdade.org, que incentiva os candidatos a se firmarem compromissos com a implantação e a regulamentação da Liberdade Econômica e com medidas que estimulem o empreendedorismo.  

“A Lei da Liberdade Econômica trouxe mudanças significativas ao cenário empresarial brasileiro, aliviando a carga burocrática que sufoca o empreendedorismo”, frisou o presidente da CACB e da Facesp. 

A simplificação do processo de abertura de empresas, eliminando a exigência de alvarás e licenças para atividades de baixo risco, é um dos principais pontos da legislação. Esta medida acelera a formalização de novos negócios e incentiva pequenos empreendedores a saírem da informalidade.  

No Estado de São Paulo, apenas 44 cidades aprovaram e regulamentaram a lei, no entanto, a partir do movimentado já iniciado pelas Associações, este número vai aumentar consideravelmente. 

VOTO CONSCIENTE 

Além de fomentar os temas ligados à livre iniciativa, as ACs multiplicam informações relevantes, que auxiliam os empreendedores a entenderem e compararem as propostas. E, ao democratizar o acesso à informação, a Associação Comercial propicia o voto consciente. 

Não é de hoje que as Associações Comerciais - sejam de cidades pequenas, médias ou grandes, e muitas delas com mais de 100 anos de fundação, se tornaram agentes de defesa da democracia, contudo, em tempos de redes sociais, fake news e de uma acirrada polarização, este papel desempenhado pelo sistema associativista, que traz consigo a credibilidade e um posicionamento apartidário, passou a ser ainda mais relevante e necessário. 

“Estes encontros promovidos pela nossa Rede são fundamentais para uma democracia mais participativa, para o fortalecimento da relação do nosso sistema com a cidade e, principalmente, para a construção de gestões públicas mais eficientes”, finalizou Cotait. 

As eleições municipais ocorrem no próximo domingo (06/10). O segundo turno está marcado para 27 de outubro. 

Mais informações:

Cleber Lazo - Comunicação Facesp | cleber.lazo@facesp.com.br | (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 60 anos de existência, é a legítima representante do empreendedorismo e da livre iniciativa, porque ouve e representa as 420 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado. A Rede Facesp corresponde a uma força única, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e da valorização das micro e pequenas empresas.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE