O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, aproveitou a reunião dos Conselhos Diretor e Gestor, realizada nesta terça-feira (17/05), para detalhar os principais conceitos do novo modelo de gestão da Facesp.
A “virada de chave”, conforme classificou o atual momento, ocorreu a partir da implementação do Plano de Fortalecimento (PFor) da rede de Associações Comerciais, alinhada a decisão de transformar a Facesp em uma indutora de produtos e serviços, que auxiliem os empreendedores a desenvolverem os negócios.
“Este modelo, que garantirá o crescimento e a sobrevivência da nossa rede, passa, fundamentalmente, pelo contínuo fortalecimento das ACs, isto já sendo concretizado de forma significativa pelo PFor, e pelo apoio mútuo entre as Associações Comerciais, ou seja, as grandes ajudando as pequenas”, disse Cotait.
“Concomitantemente a este trabalho de fortalecimento institucional”, ressalta o presidente”, “a Facesp busca ampliar seu portfólio de produtos e serviços com soluções que apoiem os negócios dos associados e, a partir daí, possibilitem a autonomia, a independência e a sobrevivência da Associação Comercial”, afirmou.
Como exemplo deste novo modelo, da Facesp como fomentadora de oportunidades, Cotait citou a Faculdade do Comércio (FAC), a ACCrédito Financeira, o novo sistema do Certificado de Origem, o CRDC, e o incentivo para a ampliação do share do cadastro positivo. “Estes serviços foram incluídos no nosso portfólio e estão em consonância com este novo modelo de gestão: que retira da Facesp a operação e nos deixa como facilitadores e incentivadores de implementação destas soluções nas ACs”, detalhou.
O agendamento da ordem do dia das reuniões da Facesp contou, para o primeiro período, com a reunião dos Conselhos Diretor e Gestor, e, para o segundo período, com a Assembleia Geral. As contas referentes ao exercício de 2021 e Plano Orçamentário para 2022 foram aprovados.
Mais informações:
Cleber Lazo
Comunicação Facesp
(11) 3180-3539
(11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.