As Associações Comerciais da rede Facesp vão oferecer aos empreendedores o serviço de mediação e arbitragem para a resolução de conflitos. O novo produto do portfólio de soluções oferecidas pelas ACs foi apresentado aos vice-presidentes das Regiões Administrativas (RAs) da Federação, durante a reunião dos Conselhos Diretor e Gestor, realizada nesta semana.
A AC passa a auxiliar o empreendedor em todo e qualquer conflito contratual entre partes, desde divergências com clientes, sócios, fornecedores, indústrias, importadoras, exportadoras, construtoras, condomínios, entre muitos outros.
A chegada do serviço na rede é resultado da parceria entre a Facesp e a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
As entidades atuarão como agentes de operacionalização e promoção dos serviços de resolução de conflitos junto aos seus associados e demais áreas de atuação, dispondo, para tanto, em sua estrutura, de unidades de atendimento da CBMAE.
“Nossa rede, por meio das unidades da CBMAE, passa a ter um papel importante na difusão e no compromisso para o processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação, e para o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável”, afirmou o presidente da Facesp e da CACB, Alfredo Cotait Neto.
De acordo com o diretor de Serviços da CACB, Maurici Dias Gomes, além de atender a uma demanda importante e cada vez mais crescente das micro e pequenas empresas, esta nova solução trará receitas significativas para a entidade. “O modelo de gestão, fruto da parceria Facesp-CBMAE, vai isentar a AC dos custos de implantação. Além disso, os associados terão descontos de 30% sobre os valores dos serviços”, destacou.
“A implantação do serviço na AC aproveitará a atual estrutura da entidade, sem a necessidade de investimento específico, uma vez que a grande maioria das audiências ocorrem de forma on-line”, frisou o diretor-técnico da CBMAE da CACB, Guilherme Giussani.
A operacionalização das unidades de atendimento da CBMAE será realizada pela CEMAAC (Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial de São Paulo).
Para mais informações sobre o CBMAE na rede Facesp, clique no link: https://www.facesp.com.br/midia/arbitragem/cemaac.pdf
NOVAS ACs, PFOR e CMEC
Três novas Associações Comerciais foram homologadas, durante a reunião dos VPs da Facesp, e passaram a fazer parte da rede Facesp: Pirapora do Bom Jesus (RA 04 - Metropolitana Oeste), Cunha (RA 06 - Vale do Paraíba, e Itapuí (RA 12 Bauru).
Os vice-presidentes também foram informados sobre a próxima etapa do Plano de Fortalecimento (PFor) da rede Facesp.
Já a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, ressaltou a importância de o CMEC estar presente nas reuniões regionais. “Nossos CMECs estão crescendo cada vez mais e tendo importantes conquistas, como a cadeira no Ministério da Economia e os programas em parceria com o Sebrae e com a Caixa Econômica Federal”, destacou.
Ana Claudia reforçou o convite para a 3ª edição do Liberdade para Empreender: Protagonismo Feminino nos Negócios, que ocorrerá em 22 de novembro. “Muitas novidades serão apresentadas no evento, entre elas o aplicativo do CMEC e um novo programa com o Bradesco”, revelou.
Mais informações sobre o Liberdade para Empreender em https://cmecmulher.com.br/liberdadeparaempreender2022/.
Mais informações:
Cleber Lazo - Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.
SOBRE O CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.