Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CACB, Facesp e ACSP assinam termo de cooperação para serviço de mediação e arbitragem

Notícias 04 de abril de 2023

Na foto, o deputado federal Marco Bertaiolli, vice-presidente da Facesp e vice-presidente Administrativo da CACB; Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da Facesp; e Natanael Miranda, superintendente-geral da Facesp, durante assinatura do documento.

A CACB realizou mais um encontro de sucesso para a divulgação dos serviços oferecidos à rede de Associações Comerciais do Brasil. Na semana passada, durante o 20º Congresso da Facesp, líderes empresariais do estado de São Paulo conheceram a parceria da CBMAE e da CEMAAC para a disseminação da mediação e arbitragem nas entidades. Na ocasião, a Federação paulista assinou com a Confederação e a ACSP o termo de cooperação para a expansão das unidades de atendimento das Câmaras.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo e da CEMAAC, Roberto Mateus Ordine, que fez a abertura do painel, destaca que a Facesp é a primeira Federação vinculada à CACB a fazer essa adesão. “Com isso, vamos expandir a criação de unidades de mediação e arbitragem em todas as ACEs filiadas à Facesp”, disse.

Já o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, destaca os Meios Extrajudiciais de Solução de Conflitos como a solução para muitos problemas enfrentados por micro e pequenas empresas, e afirma que a parceria com a CACB dará novas oportunidades às ACEs do estado. “Elas darão aos seus associados a oportunidade de terem esse serviço a um custo menor, além de despertarem o interesse e trazerem para perto de si aqueles empresários que ainda não conhecem nossas entidades e os benefícios que as Associações Comerciais trazem à população”, declara.

A apresentação durante o Congresso, foi um sucesso. É o que conta o diretor de Serviços da CACB, Maurici Dias Gomes. “Falamos para um auditório lotado e com representantes do associativismo paulista entusiasmados com a possibilidade de levarem o produto às suas entidades. Saímos de lá com diversas entidades decididas a implementarem o serviço, dada a compreensão de sua relevância para os associados e o potencial de ganho que o modelo de negócios elaborado proporciona às ACEs”, diz.

Também participaram do painel o superintendente de Soluções da ACSP, Renan Luiz, e o diretor técnico da CEMAAC, Guilherme Giussani.

Desde o ano passado, a CBMAE opera em parceria com a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial (CEMAAC), uma união que veio para suprir a necessidade das empresas brasileiras se utilizarem do serviço para a resolução dos seus conflitos, além de dar subsídios para que Federações e ACEs ofereçam melhores serviços e cresçam, institucional e financeiramente em suas regiões.

No modelo de negócio, as novas unidades da Câmara, implantadas durante o primeiro ano da parceria, estarão isentas do custo de implantação junto à CEMAAC, arcando apenas com a taxa anual de manutenção, suporte administrativo e tecnológico. Já os associados do Sistema terão desconto de 30% nas taxas de registro e de administração nos serviços de mediação e arbitragem.

Além disso, todas as receitas geradas pela abertura de procedimentos de conciliação, mediação e arbitragem serão rateadas entre a CACB, a CEMAAC, as Federações e as Associações Comerciais, que ficarão com 60% da rentabilidade das operações. Todo o material de marketing necessário para a divulgação do serviço, também será disponibilizado com a possibilidade de personalização para cada Associação Comercial.

Clique aqui e faça download da apresentação realizada em São Paulo.

As Federações e Associações Comerciais interessadas podem clicar aqui e preencher o formulário com os dados da entidade, ou entrar em contato com a CACB pelo telefone 61-3321.1311 ou pelo e-mail da CBMAE: cbmae@cacb.org.br. A adesão se dará mediante a assinatura do Termo de Adesão ao Contrato de Parceria.

Acesse as fotos do Congresso: https://bit.ly/3Gk85L8

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE