Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp apoia reabertura e manterá diálogo com Estado para flexibilizar o decreto nas demais regiões

Notícias 28 de maio de 2020

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) apoia o plano de flexibilização da quarentena anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (27/5). No entanto, a entidade vai manter o diálogo com o governo do Estado para que a Região Metropolitana, a região de Registro e o Litoral também tenham o comércio de rua reabertos. 

“Se houver responsabilidade de todos os agentes envolvidos, com certeza vamos evoluir muito neste processo”, diz Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

Ele lembra que, desde o início das restrições ao comércio, mediante decreto governamental, as entidades têm trabalhado para que a retomada fosse breve, por entenderem que o comércio não resistiria a paralisação por mais de 40 dias. Diante disso, a Facesp e a ACSP propuseram a reabertura responsável em 1º de maio, porém não obtiveram sucesso e a postergação das restrições avançaram para 31 de maio. “A flexibilização anunciada pelo governo atende a grande parte das reivindicações apontadas no Plano Facesp de reabertura das atividades. Este trabalho foi muito importante para que pudéssemos nortear as conversas com o governo e defender as principais demandas dos empreendedores”, destacou. 

“Temos, hoje, o resultado do diálogo com o governo, que é a retomada das atividades comerciais dentro de um planejamento coerente e de acordo com os critérios que havíamos proposto. O desafio, agora, será solicitar que o Estado reconsidere alguns aspectos do Plano e reabra o comércio em regiões que estão na fase vermelha”, disse. 

Cotait alerta que a progressão de fase será feita com “muita responsabilidade”. “Estamos conscientes que, se não tivermos compromisso com esta retomada responsável, ao invés de avançarmos, poderemos retroceder”, ressaltou. 

O presidente da Facesp elogiou a interlocução com os secretários estaduais Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação). “Eles foram muito importantes neste processo e foram verdadeiros porta-vozes de todas as propostas apresentadas pela Facesp”, disse. 

PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

“As Associações Comerciais passam a ter um papel muito importante na retomada. Nossa rede passa a ser protagonista e a missão nos foi dada: precisamos incentivar, promover e acompanhar a implantação dos protocolos e das diretrizes para a reabertura econômica”, finalizou.


 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE