Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp completa 58 anos fortalecendo e fomentando a rede de ACs e protagonista na defesa das MPEs

Notícias 16 de setembro de 2021

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) completa 58 anos nesta quinta-feira (16/09). A entidade chega a esta marca ainda mais comprometida na missão de valorizar a rede de Associações Comerciais, a legítima representante do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas (MPEs). 

E é justamente por representar e buscar a valorização e o fomento a esta rede de cerca de 420 ACs, porta-vozes de quase 300 mil associados, que a Facesp tem conquistado um protagonismo cada vez maior nos debates de temas que, verdadeiramente, impactam no dia a dia do empreendedor. 

O espaço e a representatividade conquistados pela Facesp somente será mantido com as ACs fortes e cada vez mais unidas. E é com estes objetivos que a Facesp implementou em 2021 o Plano de Fortalecimento da Rede de Associações Comerciais (PFor). 

Em funcionamento há apenas seis meses, o PFor já beneficiou 220 Associações Comerciais. 

Com o trabalho dos agentes do PFor, em conjunto com os vice-presidentes das Regiões Administrativas (Ras), o Plano oferece condições, seja no âmbito econômico, no estrutural ou de gestão - para que as entidades instaladas em cidades consideradas de pequeno porte possam crescer e se desenvolver.  

Com o PFor, as Associações e, consequentemente, toda a rede associativista, passou a ter melhores condições de auxiliar os empreendedores associados. 

NOVOS SERVIÇOS

A valorização da rede também resulta do trabalho desenvolvido pela Facesp para que novos serviços sejam incluídos no portfólio de soluções oferecidas pelas Associações Comerciais. 

Entre as atividades que já iniciaram a operação e outras que passam por uma etapa de testes e adaptações, se destacam: a ACCREDITO SCD - linhas de crédito e serviços financeiros; o CRDC, oferta de crédito com base em recebíveis; o novo sistema do certificado de origem; a digitalização autenticada de documentos; e o mais recente registro de marcas, a ser posto, brevemente, à disposição das ACs.

Além disso, as soluções da Boa Vista SCPC; as oportunidades colocadas à disposição pelo Instituto Talentos; as inovações da ACCredito benefícios; e o cada vez mais importante Certificado Digital foram mantidos, ampliados e passam por um processo de melhoria contínua. 

Um grande avanço para a rede foi a chegada da Faculdade do Comércio (FAC-SP), que inserirá as ACs no sistema de capacitação e de qualificação do comércio, por meio dos polos de ensino a distância (EAD). 

Agora, as entidades oferecem conhecimento de qualidade via rede associativista, tendo como base um ensino inovador e que atende de forma direta os anseios das MPEs, que buscavam conhecimento relacionado a área de atuação. 

COVID

Em mais um ano impactado pela Covid-19 e pelas restrições impostas às atividades econômicas, a Facesp defendeu de forma veemente todo empresariado paulista, sobretudo as MPEs. 

A Federação enfrenta a pandemia junto com os empreendedores e busca, com diálogo com as autoridades, mas diante de posicionamentos assertivos, diminuir os prejuízos gerados. Outro aspecto importante foi a defesa da vacinação em massa da população, de forma rápida e organizada. 

Ao longo deste ano a Facesp também se notabilizou pela participação ativa na construção de importantes medidas econômicas: 

  • - Lei do Ambiente de Negócios
  • - Lei da Liberdade de Empreender
  • - Lei do Contribuinte Legal,
  • - Ampliação do prazo de regularização dos MEIs
  • - Mudanças no Imposto de Renda
  • - Defesa do Simples Nacional
  • - Parcelamento de débitos das MPEs 

EMPREENDEDORISMO FEMININO

A Facesp teve destaque nas ações de fomento ao empreendedorismo feminino, por meio do trabalho do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC). 

E diante de muitas conquistas que marcam este 58º aniversário, cita-se uma delas para simbolizar a importância da Facesp. Por intermédio da Federação, as MPEs da região de Garça conseguiram reaver as dívidas deixadas por uma construtora que fez um pedágio na cidade. Foram mais de R$ 2 milhões em dívidas recuperadas pelas MPEs da região. 

Se havia alguma dúvida das forças da Facesp e do associativismo, este processo em Garça e os avanços conquistados ao longo deste ano demonstram que a Federação segue firme com o compromisso de defender as MPEs e de valorizar a rede de Associações Comerciais.

 

Mais informações:

Cleber Lazo           

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE